Teatro no Acampamento Farroupilha ensina tradições gaúchas a crianças

A segunda-feira foi das crianças no Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. Os alunos do 1º a 5º ano do Ensino Fundamental das escolas Lídia Moschetti; Nossa Senhora Aparecida, de Alvorada; Querubim; Solimões e Raul Pilla participaram da Ciranda Escolar. O espetáculo Historietas do grupo Companhia Coletiva Artístico foi realizado na Casa do Gaúcho. O evento foi organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) em parceria com o Sesc/RS.

A coordenadora da Ciranda Escolar, Vera Lúcia Menna Barreto, informou que são aguardadas mais de 12 mil crianças para a programação da Ciranda Escolar. O projeto será desenvolvido até o dia 14 de setembro no horário da manhã (10h e 11h) e à tarde (14h e 15h), na Casa do Gaúcho. O público alvo são as crianças matriculadas nas escolas municipais, estaduais e particulares da Região Metropolitana de Porto Alegre e do interior do Estado.

Na manhã de hoje, cerca de 150 estudantes assistiram a peça de teatro. A professora Caroline Souza, coordenadora pedagógica do colégio Nossa Senhora Aparecida, de Alvorada, afirmou que as tradições gaúchas são abordadas na sala de aula com os estudantes. "Muitos dos alunos não tinham vindo ao Acampamento Farroupilha e ficaram impressionados com o trabalho realizado nos piquetes", explicou. Conforme a professora, a instituição de ensino realiza trabalhos sobre a cultura gaúcha e recebe a visita de integrantes de um Centro de Tradições Gaúcha (CTG) de Alvorada que apresentam um espetáculo para os alunos. Na sala de aula, os estudantes desenvolvem atividades sobre a tradição gaúcha. 

Segundo Vera Lúcia, a programação prevê apresentação e oficina de danças, além de apresentações teatrais, sempre com temática tradicionalista, ensinando sobre a indumentária, o chimarrão, usos e costumes dos gaúchos. A parceria com o Sesc/RS possibilitou a realização de atrações de danças folclóricas, teatro de bonecas, contação de histórias e causos. No final do espetáculo teatral, os estudantes participaram de um almoço nos piquetes tradicionalistas e passearam pelo Parque da Harmonia para conhecer um pouco da história gaúcha. O Acampamento Farroupilha 2018 será realizado até o dia 20 de setembro e a expectativa do MTG é que um milhão de pessoas visitem o local.    

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário