A Rádio Comunitária Tupancy participa da Audiência Pública do Porto

Na noite desta segunda-feira (6), no auditório da Ulbra Torres, ocorreu a Audiência Pública promovida pelo Deputado Estadual Gabriel Souza e Assembleia Legislativa Estadual, para discussão sobre o projeto de construção de um porto marítimo no Litoral Norte.

Durante quase quatro horas, mais de 250 pessoas ouviram os pontos positivos e negativos de haver um porto marítimo no Litoral Norte do Rio Grande Sul, o qual leva em torno de 7 a 10 anos para ser construído e possui um investimento privado de cerca de R$ 1,2 bilhão para sua construção, porém, o poder público poderá pedir contrapartidas em infraestrutura e meio ambiente deste valor.

O Deputado Gabriel Souza afirmou que este projeto poderá servir para o desenvolvimento social e ambiental da região. “Sonho em um dia ver cruzeiros marítimos com turistas desembarcando na nossa orla, cargas saindo daqui pra qualquer lugar do mundo. Sonho em ver o Litoral se desenvolver muito mais do que se desenvolve hoje em virtude da falta, muitas vezes, de investimento privado que tanto nós buscamos”, afirmou o parlamentar.

Idealizador do projeto, o engenheiro e ex-deputado federal Fernando Carrion destacou que é preciso elevar os investimentos em infraestrutura no Brasil. Carrion explicou que o novo terminal terá capacidade de  escoar a produção do polo metalmecânico de Caxias do Sul, do moveleiro de Bento Gonçalves, e da produção de soja do Rio Grande do Sul.

Após as manifestações dos convidados da mesa, foram abertas as inscrições para que o público presente deixasse suas contribuições ou apresentasse seus questionamentos, os quais foram respondidos pelos técnicos presentes. 

Neste momento, Arroio do Sal se manifestou destacando a importância de um investimento deste porte em nosso Litoral. O radialista da rádio comunitária Tupancy, Sérgio Pires, abriu o discurso informando que o papel das rádios neste momento é informar a população acerca dos benefícios de se tornar uma cidade portuária. O Vereador Municipal Mateus Coelho e o Prefeito Affonso Flávio Angst (Bolão) colocaram o município de Arroio do Sal à disposição para a construção do porto, visando o crescimento e desenvolvimento da cidade.

O Senador Luis Carlos Heinze encerrou a audiência pública e afirmou que empresários gaúchos estão deixando o estado por falta de infraestrutura e que é preciso construir soluções e saídas para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Fonte: PMAS / Rádio Comunitária Tupancy

Foto: Daniel Matos / Comunicação Social

Categoria:Arroio do Sal