Visando garantir o desenvolvimento sustentável do município, Arroio do Sal promoveu um diálogo importante integrando o setor rural e de meio ambiente. Na tarde desta quarta-feira (13), a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, realizou uma reunião estratégica para tratar do fortalecimento sustentável das atividades agrícolas, pecuárias e pesqueiras no município.
Participaram do encontro o secretário adjunto de Agricultura, João Luis Pereira Santos, o secretário de Meio Ambiente, Adauri Fachinel, e a equipe técnica da Agricultura. A criação de uma associação de agricultores esteve entre as prioridades elencadas entre os pontos discutidos. A formação de uma entidade contribuiria para ampliar a representatividade da categoria e possibilitar a busca de recursos para qualificação das atividades, especialmente com a futura chegada do Porto Meridional.
A reunião utilizou como referência o Plano Diretor Municipal, na garantia de que as demandas do meio rural sejam contempladas em alinhamento com o crescimento ordenado de Arroio do Sal. Por isso, outro tema amplamente debatido foi a realização de um diagnóstico do meio rural, que servirá de base para a definição de políticas públicas seguindo o estudo.
Para o secretário adjunto de Agricultura, João Luís, a reunião foi um passo importante para unir esforços e planejar o futuro do campo no município. "Estamos construindo um planejamento que valorize nossos produtores, preserve o meio ambiente e prepare Arroio do Sal para aproveitar as oportunidades que estão por vir, como a implantação do porto. É um momento de unirmos forças para traçar um futuro próspero para todos", afirmou.