Projeto de Monitoramento e Alerta do Clima no Litoral Norte será lançado na quinta-feira
26/07/2022 10:19 em Litoral Norte

o próximo dia 28, às 10h30, nas dependências da Unidade Bom Princípio do Campus da Universidade Federal do Rio Grande em Santo Antônio da Patrulha (Campus FURG-SAP), será realizado o lançamento do Projeto Piloto de Monitoramento e Alerta para a Região Turística Litoral Norte Gaúcho.

 

O projeto está atualmente em fase experimental em algumas das cidades turísticas que integram a Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (APRECESP) por meio do Parque Tecnológico São José dos Campus e da empresa Climatempo (StormGeoCompany). Agora, numa parceria inédita entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Campus FURG de Santo Antônio da Patrulha, e a empresa Climatempo, contando com o apoio da Governança Regional de Turismo do Litoral Norte Gaúcho (ATL-Norte), a iniciativa será aplicada no Rio Grande do Sul, especialmente em cidades do litoral norte do Estado que estão, em conjunto, atuando para o desenvolvimento da atividade turística na região o ano todo.

 

Participarão do projeto piloto gaúcho os municípios de Santo Antônio da Patrulha, Capão da Canoa, Mampituba, Imbé, Cidreira, Tramandaí e Osório pelo período de 12 meses.

 

Segundo a meteorologista Cátia Valente da Climatempo, o projeto prevê o cercamento eletrônico de uma grande área do litoral norte do Estado sob o ponto de vista climático. Dessa forma, os municípios terão à sua disposição uma ferramenta de monitoramento e alertas automáticos com previsão do tempo de hora a hora, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O sistema permitirá igualmente o monitoramento de tempestades, raios em tempo real, chuvas, ressacas e ventos. Ao receberem os alertas por voz, e-mail ou push, as administrações municipais juntamente com a Defesa Civil, poderá agilizar a tomada de decisão para a segurança da população e visitantes.

 

Para o diretor do Campus FURG-SAP, professor Antônio Valente, a parceria com a Climatempo irá beneficiar sobremaneira a região na medida em que, além do monitoramento do clima, a iniciativa irá divulgar os grandes eventos turísticos dessas cidades para todo o país através das diversas mídias da Climatempo.

 

Atualmente, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) desenvolve e apoia a implantação do Plano Turístico de Santo Antônio da Patrulha e participa da Governança Regional de Turismo do Litoral Norte Gaúcho (ATL-Norte).

 

Conforme esclarece o Coronel Rodrigo Dutra, ex-Subchefe da Defesa Civil do Estado, asatividades de preparação e de resposta e eventos adversos prescindem de monitoramento e alerta antecipado, pois permitem aos municípios antever ações tanto no que se refere à emissão de alertas quanto no acionamento das equipes de atendimento à população. Além disso, o cercamento eletrônico meteorológico que será implementado está em alinhamento com o Sistema Integrado de Monitoramento e Alerta do Rio GrandedoSul(SIMA-RS), que trata exatamente de estabelecer uma interface, em tempo real, entre as Defesas Civis Municipais e a Defesa Civil do Estado, em uma iniciativa inédita e inovadora no cenário nacional.

 

Local do evento:

Campus FURG-SAP/Unidade Bom Princípio - Rua Francisco Borges de Lima, 3005 - Bairro Bom Princípio, Santo Antônio da Patrulha, RS

 

Fonte: Dapraia News/ATL

 

COMENTÁRIOS