Lei Lucas: treinamentos em primeiros socorros nas escolas municipais de Arroio do Sal são iniciados
08/08/2022 12:09 em Arroio do Sal

 Município de Arroio do Sal, por meio das secretarias municipais da Educação e da Saúde, iniciou no dia 02 de agosto, terça-feira, uma série de treinamentos de primeiros socorros com a equipe de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em atendimento à Lei federal 13.722/2018, conhecida como a Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

A Lei Lucas Begalli Zamora faz referência ao estudante de 10 anos que morreu vítima de engasgamento, em 2017. O Projeto busca aumentar a segurança de crianças e adolescentes nas dependências escolares. Acesse a Lei, AQUI.

O secretário municipal da Educação, Diego Dias, explica que a parceria com a secretaria municipal da Saúde permite que os profissionais da educação tenham acesso a um treinamento que é fundamental. É uma reciclagem muito importante, e que pode salvar vidas de alunos e colegas servidores que porventura passarem por alguma emergência nas dependências das escolas.

O prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst (Bolão), enfatiza que os treinamentos auxiliam no trabalho das equipes de saúde do município, em casos que quanto mais cedo prestar os primeiros socorros, mais chance de salvar vidas.

“Embora a atuação do Samu em Arroio do Sal seja extremamente rápida e eficiente, até o tempo de chegada da equipe, qualquer segundo é precioso. Além disso a Lei Lucas nos possibilita a prevenção. Além de oferecermos uma educação de qualidade aos alunos, precisamos ter espaços seguros”, citou Bolão.

O projeto já ocorreu na rede de ensino municipal de Arroio do Sal em 2019, com multiplicadores, um profissional treinado por escola. Nesse ano, após período da pandemia, o Projeto foi retomado com o treinamento dos motoristas e monitores do transporte escolar e segue até o fim de novembro, com dois encontros mensais nas escolas para capacitação de todos os profissionais da educação, mais de 440 servidores da rede municipal de ensino.

COMENTÁRIOS