O forte temporal que atingiu a região metropolitana de Porto Alegre e também o Litoral Norte do Rio Grande do Sul na noite de segunda-feira (15/08) causou diversos estragos em virtude dos fortes ventos, chuva intensa e queda de granizo, com quedas de árvores, postes de energia, destelhamento de casas, ocasionando também o corte no fornecimento de energia em diversas cidades. A zona sul de Tramandaí foi uma das mais atingidas pela tempestade que ocorreu por volta das 20h, e em entrevista nesta terça-feira (16/08), à rádio Jovem Pan News Litoral, o secretário municipal de Segurança e Trânsito e também responsável pela Defesa Civil, Claudiomir da Silva Pedro informou a possibilidade de se decretar situação de emergência.
Segundo o secretário, até as primeiras horas da manhã, o primeiro levantamento apontou o destelhamento de 30 casas. “As pessoas que precisarem de lonas em Tramandaí, devem se dirigir diretamente ao Corpo de Bombeiros e telhas, deve fazer um cadastro na Secretaria de Assistência Social e no caso de fios rompidos, ligar diretamente para a CEEE Equatorial e informar. É importante as pessoas ficarem atentas sobre fios de alta tensão rompidos nas ruas”, alerta Claudiomir.
Algumas ruas de Tramandaí, até esta manhã, ainda se encontravam totalmente obstruídas, como a Mário Totta e, segundo o secretário, apesar dos estragos, não houve registro de feridos até o momento. “Telhados voaram inteiros na Avenida Fernandes Bastos, no bairro Parque dos Presidentes, postes estão caídos e vários bairros estão sem energia elétrica”, informou. “As aulas não foram suspensas porque não sabíamos ainda a dimensão dos estragos e não descartamos decretar situação de emergência”, disse Claudiomir.
Outros municípios do litoral registraram prejuízos como Palmares do Sul, onde a num prédio inacabado da secretaria de Obras onde ficavam ônibus, o telhado caiu. Um veículo foi atingido e não houve feridos. Diversas rodovias ficaram bloqueadas por quedas de árvores e alertas foram emitidos ainda na noite de segunda-feira.
Bloqueios que foram registrados nas seguintes rodovias do litoral:
ERS 030, km 75, Osório X Santo Antônio, árvore sendo retirada pelos bombeiros;
ERS 030, Km 89, Sentido Tramandaí x Osório, árvore foi retirada pelo SD Bastos na Vtr 11735;
RST 101, Osório X Capivari do Sul, km 101, próximo a Passinhos, VTR 11735, árvore caída, somente bombeiros pra remover;
ERS 030, Km 95 em frente a Petrobras e condomínio Marítimo, a princípio três postes de luz caídos, sem luz elétrica na região, foi solicitado apoio do urbano e bombeiros para sinalização do local;
RSC 101, após Passinhos, mais uma árvore caída.
Falta de energia elétrica
A CEEE Equatorial informou que 24 mil clientes ainda estavam sem energia elétrica na manhã desta terça-feira (16/08) devido ao temporal da noite de terça-feira (15). No Litoral Norte, segundo a concessionária, a cidade de Tramandaí é mais afetada.
A empresa não informou, no entanto, quantos pontos estão sem luz na cidade. Também não foi divulgado prazo para normalização do serviço para todos os clientes.
Além de Tramandaí, a CEEE Equatorial relata que as cidades de Porto Alegre e Viamão estão entre as mais afetadas. Na noite passada, a distribuidora de energia chegou a contabilizar 78 mil clientes sem luz, após o temporal com vento e granizo que atingiu o Rio Grande do Sul.
Desde então, as equipes restabeleceram o serviço para 54 mil pontos. A empresa destacou que os técnicos seguem trabalhando.
Os clientes poderão registrar ocorrência nos seguintes canais de comunicação:
– Whatsapp Clara (51) 3382-5500 (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos);
– SMS 27307, que deve ser preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora (encontrado no canto superior direito da fatura);
– site https://ceee.equatorialenergia.com.br/;
– tel: 0800 721 2333.
Fonte: Gabriela Prestes/JpLitoral