No sábado(12) a 18° Coordenadoria Reginal de Saúde, distribuiu as doses de vacina pediátrica da Pfizer para agentes de saúde do litoral norte.
A enfermeira responsável pela imunização na regional de saúde, Adriana Lopes Ends, em entrevista à Jovem Pan, explicou que as doses recebidas nesse primeiro momento serão somente para crianças com comorbidades comprovadas, de 6 meses à dois anos, em virtude da baixa quantidade de doses.
As comodidades vão de problemas cardíacos, HVI, Síndrome de Down, doenças auto imune, problemas pulmonares. Sendo necessário o pai comprovar através de atestado médico, ou receita.
Adriana prevê dificuldade para os municípios, em mobilizar pais para buscarem a vacinação, mas ressalta a importância da vacina, tendo em vista, casos confirmados de crianças desta faixa etária com a doença.
– Os pais tem medo, tem receio, é uma vacina nova, mas mesmo assim é importante que façam principalmente para as crianças com essas complicações. Disse a enfermeira.
Sobre a nova variante que aumentou o número de casos de COVID no país, Adriana disse que o litoral não apresentou ainda aumento de casos com sintomas. Mas prevê que até o final do ano a região deve realizar a aplicação da 5° dose de vacina.