Foram reconhecidos em Cerimônia de Premiação, na noite desta quarta-feira (23/11), os vencedores do 4º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal. Concorrendo 557 projetos, de 220 prefeituras, foram premiados 45 projetos, de 36 municípios.
Para avaliação, foram considerados critérios como inovação, criatividade, aplicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social. Nesta edição, foram finalistas os municípios de Agudo, Alegrete, Antônio Prado, Aratiba, Bagé, Camargo, Canguçu, Dom Feliciano, Doutor Ricardo, Erechim, Frederico Westphalen, Gravataí, Guaporé, Lajeado, Lavras do Sul, Mampituba, Marau, Novo Hamburgo, Panambi, Parobé, Pedro Osório, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo, Santa Maria, Santiago, Santo Antônio da Patrulha, Santo Augusto, São José do Norte, São Leopoldo, Soledade, Travesseiro, Tupandi, Venâncio Aires e Xangri-Lá.
A premiação foi realizada no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, junto ao Smart Cities Park, evento nacional voltado para a inovação e empreendedorismo na gestão pública municipal. Na oportunidade, os três primeiros colocados de cada categoria foram contemplados com troféu, conferindo o título de 1º, e 2º e 3º lugares, além de certificado, atribuindo o selo de boas práticas às ações desenvolvidas pelas prefeituras gaúchas.
Em seu discuso, o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, ressaltou que, com esse prêmio, a entidade busca incentivar e fomentar as iniciativas que impactam diretamente a vida de cada cidadão. “Os projetos que hoje saem vitoriosos possuem acima de tudo um DNA: fazem a diferença na vida dos moradores dos seus municípios e trazem resultados reais para as suas cidades. Nada é mais inovador do que promover uma mudança real”, salientou.
Santo Antônio da Patrulha levou o primeiro lugar na categoria Ecossistema e Inovação, com o projeto InovaSAP. Mampituba ficou em segundo lugar na área do turismo. O Vale dos Canyons levou a cidade a conquistar a posição. Já Xangri-Lá, conseguiu o terceiro lugar na área da Saúde, no projeto A oferta de Implante Contraceptivo na Atenção Primária à Saúde.
De acordo com a Prefeitura de Xangri-Lá, o projeto foi iniciado em 2019 e ofertou implantes subdérmicos de etonogestrel (contraceptivo) em mulheres em idade fértil no município. O objetivo é a diminuição do alto índice de gestações não planejadas, principalmente entre as adolescentes. “Optou-se por capacitar as enfermeiras para a inserção do implante e acompanhamento das pacientes em decorrência da maior proximidade destas profissionais com a saúde da mulher nas unidades de saúde da atenção primária. Em aproximadamente 3 anos de projeto, 700 implantes foram ofertados e a taxa de gestações não planejadas no município foi reduzida em 50%”, destacou a administração.
Promovido pela Famurs, o Prêmio Boas Práticas é um instrumento para identificar, reconhecer, disseminar e estimular a realização de práticas bem-sucedidas, inovadoras e replicáveis, desenvolvidas pelas administrações municipais, que contribuam para a implementação de políticas públicas locais. A iniciativa conta com o patrocínio de Banrisul, Gênios Educacional, 1Doc, GOVBR e Badesul.
Fonte: FAMURS