O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) deu início, nesta semana, a mais uma edição da Operação Verão. A ação, realizada sempre na alta temporada, tem o objetivo de verificar a situação das instituições de saúde do litoral gaúcho, como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades de saúde e pronto-atendimentos.
O trabalho começou nessa terça-feira (06) em Torres e Arroio do Sal. Na primeira cidade, a equipe do Cremers visitou o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. Na segunda, a fiscalização ocorreu no Centro de Saúde 24h. “Vamos percorrer as praias das regiões norte e sul, de Torres ao Cassino, para garantir que os médicos tenham boas condições de trabalho e os veranistas, um atendimento qualificado”, afirma o conselheiro e coordenador de Fiscalização do Cremers, Geraldo Jotz.
De acordo com o Cremers, as ações se estendem até o final de fevereiro e seguem um roteiro elaborado com critérios técnicos, analisando aspectos como segurança dos profissionais de saúde e pacientes, condições de iluminação e ventilação dos ambientes e esterilização dos materiais.
As atividades são realizadas pelos médicos fiscais do Conselho, que verificam se os cenários são favoráveis ao exercício da profissão. “O Conselho está atento ao funcionamento dos estabelecimentos de saúde do Rio Grande do Sul, atuando com o objetivo de garantir a prática da boa medicina”, finaliza o coordenador.