O Grêmio segue líder e 100% no Gauchão 2023. A vítima da vez foi um apático Esportivo. O time da Serra, que abdicou de atacar, se segurou bem na defesa até a reta final do segundo tempo, no entanto, o Tricolor deslanchou a partir dos 30 minutos e venceu por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, na Montanha dos Vinhedos.
Ainda que tenha encontrado dificuldades ofensivas, o time de Renato Portaluppi melhorou após o ingresso do meia Gabriel Silva e garantiu sua vitória. O jogo marcou o retorno do time que vai se ensaiando como titular. Os gols foram marcados por Pepê, um golaço de fora da área, e Ferreira, que contou com a assistência do uruguaio Luis Suárez. Se passou em branco pela primeira vez, o camisa 9 estreou o manto de garçom com a camiseta gremista.
O resultado deixa o Grêmio com 12 pontos em quatro jogos. O próximo compromisso será diante do Aimoré, na Arena, às 16h30min, de sábado. O Esportivo é o lanterna. Soma um ponto. Na rodada seguinte, o Caxias será o rival no domingo, às 16h.
Poucas emoções
A volta dos titulares do Grêmio, sob o comando de Luis Suárez no ataque, não foi inspirada nos primeiros 45 minutos em Bento Gonçalves. A novidade foi Cristaldo na ponta-direita, vaga ainda indefinida para Renato. A dupla de volantes Pepê e Carballo foi mais uma vez a escolhida pelo treinador.
Diante de um Esportivo que abdicou de atacar, o Tricolor encontrou dificuldades em si mesmo para criar perigo. A primeira chegada veio com o uruguaio, aos 3 minutos. Em chute cruzado, a bola achou Ferreira, que acabou ajeitando de cabeça para o goleiro Copetti.
Senhor da posse, o time gremista trocava passes pelo meio e buscava espaços. A dupla Ferreira e Suárez investiu em tabelas. Na melhor delas, o camisa 10 encontrou Bitello livre dentro da pequena área. O meia acabou finalizando por cima aos 22.
Os donos da casa buscavam nos contragolpes, mas o goleiro Brenno praticamente assistiu ao duelo, somando pequenas intervenções e sem perigo. O lance mais plástico, nem sequer teve chute. Em linda troca de passes, Cristaldo encontrou Suárez, que de letra, pifou Ferreira dentro da área. O atacante soltou a bomba e mandou em cima da defesa aos 35.
Mudança melhora
Grêmio voltou sem alterações para o segundo tempo. O cenário também não se modificou. As dificuldades para quebrar linhas permaneceram. Renato optou por alterar logo aos 10. Carballo deixou o campo e Gabriel Silva ingressou, alterando a mecânica de jogo proposta.
Aos poucos, Tricolor passou a ser mais agudo no ataque. Em duas oportunidades, criou perigo. Na primeira, Reinaldo obrigou boa defesa do goleiro Copetti em chute cruzado. Na sequência, o uruguaio Suárez encontrou a trave em cabeceio de dentro da pequena área.
O goleiro do Esportivo voltou a aparecer aos 25. Ferreira entrou na área driblando e rolou para Gabriel Silva obrigar o arqueiro a bela defesa. A pressão se consolidou e rendeu frutos. Em lindo chute da entrada da área, Pepê, que passou a atuar em nova função com a saída de Carballo, abriu o placar achando a gaveta de Copetti.
O caminho das pedras foi encontrado pelo Tricolor. Com Suárez fazendo as vias de garçom, o time ampliou. O uruguaio achou Ferreira dentro da área que bateu colocado para vencer Copetti e ampliar para 2 a 0 aos 36 minutos. O Esportivo, cansado, não teve forças para reagir e Renato aproveitou para rodar o elenco. Diego Souza, Villasanti, Gustavinho e Thiago Santos ganharam minutos. É a quarta vitória tricolor no Estadual.
Fonte: Correio do Povo