Porto de Arroio do Sal foi tema de reuniões e encontros em Brasília nesta quarta-feira
Arroio do Sal
Publicado em 08/03/2023

Nesta quarta-feira(08), em Brasília, o Porto Meridional de Arroio do Sal foi tema de encontros e reuniões. Pela manhã, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Porto Meridional de Arroio do Sal da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Issur Koch (PP) esteve na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) onde pediu celeridade no andamento de todos os processos que por lá tramitam e principalmente aqueles que dizem respeito a estrutura da área onde será construído o empreendimento. À tarde, o deputado, juntamente com o senador Luis Carlos Heinze (PP) participou de reunião no Ministério da Infra Estrutura onde também foi feita referência a celeridade das licenças ainda pendentes como a da Antaq e da licença ambiental de responsabilidade do Ibama, que está em andamento.

Em suas redes sociais, o deputado afirmou acreditar que as liberações devem acontecer nos próximos dois anos e, a partir de então, ter início as obras e em quatro anos o porto possa estar concluído.

“ O porto é muito importante para o RS, o litoral Norte tem uma grande sazonalidade e será um ponto de desenvolvimento o ano todo. Trago um dado importante na questão de logística, anualmente 15 milhões de toneladas deixam o RS pelos portos de outros estados e todo este volume poderia ser escoado por Arroio do Sal. “ disse o deputado.

O Porto Meridional de Arroio do Sal  é uma iniciativa privada com objetivo de fomentar uma expansão na movimentação de carga na região e tornar o estado ainda mais presente no setor portuário brasileiro. 

O local para a construção do porto já foi adquirido por empreendedores e a empresa  DTA Engenharia Portuária e Ambiental está executando o projeto com investimento orçado em R$ 6 bilhões e com uma estrutura capaz de movimentar 50 milhões de toneladas em carga ao ano. Até o momento, os investidores já tiveram 10 milhões de toneladas sinalizadas no futuro porto. A companhia também afirmou que já realizou o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental e que, agora, o levantamento foi submetido ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (lbama). Já foram liberadas licenças da Marinha do Brasil e Secretaria de Portos da União. Está em tramitação, além da licença ambiental, licença da Antaq.

Há alguns dias, o prefeito de Arroio do Sal, Afonso Flavio Angst, participou de reunião com a bancada gaúcha no Congresso Nacional onde buscou a atuação dos parlamentares para que todo o processo burocrático seja desenvolvido mais rapidamente. O município vem trabalhando a questão da revisão do Plano Diretor da cidade fundamental para algumas licenças, principalmente ambiental.

 

Fonte: Dapraia News/Naval

Comentários
Comentário enviado com sucesso!