Moradores do Município de Arroio do Sal, assustados com toda a situação referente a série de ameaças disparadas em redes sociais, se mobilizam para realizar uma manifestação pacífica, sábado dia 15 de abril. A principal reivindicação dos moradores é a presença de um vigilante na entrada de escolas, além da presença de órgãos de segurança.
Sobre o tema que preocupa todo o estado, foi realizada uma reunião do Ministério Público com as secretarias da Segurança Pública e Educação nesta segunda-feira(10), sobre a segurança no ambiente escolar e supostas ameaças que circulam nas redes sociais. Desde a semana passada, o MPRS, o Departamento de Inteligência da Segurança Pública (Disp) e as agências de inteligência das forças de segurança do Estado monitoram o tema no RS.
O comando da Brigada Militar e a chefia da Polícia Civil também participaram do encontro. O Ministério Público do RS apresentou medidas preventivas adotadas pela instituição, especialmente por seu Núcleo de Inteligência (Nimp), seu Cybergaeco e seus Centros de Apoio Operacional. Além disso, reforçou a rede de comunicação entre os promotores de Justiça Regionais da Educação, que cobrem todo o território gaúcho, para análise de casos suspeitos.
Em função dos boatos, a BM reforçou o patrulhamento em áreas estratégicas. Durante encontro, também foi reforçada orientação para que não sejam compartilhadas imagens de ataques em escolas para não estimular atos de violência.
A SSP reforça que, em caso de suspeita, estão disponíveis para denúncia, os canais da Brigada Militar (190) da Polícia Civil (197), e o Disque-Denúncia da secretaria (181), que funcionam 24 horas por dia. Não há necessidade de se identificar.