Assembleia Legislativa lança Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento do litoral Norte
Litoral Norte
Publicado em 23/05/2023

Foi lançada na tarde desta segunda-feira(22), na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa do Desenvolvimento do Litoral Norte, sendo que a  proposição da instalação foi do deputado estadual Luciano Silveira (MDB).  

Luciano Silveira disse que o objetivo é discutir com os deputados, prefeitos e com a sociedade o futuro da região. “ O litoral Norte é a região que mais cresce em população no estado e  este crescimento deve ser acompanhado em todas as áreas. Precisamos discutir projetos para definir qual litoral queremos nos próximos anos. O  que a frente quer propor é uma discussão do litoral da inovação e muitos desafios como o que fazer na metade Sul do litoral, entre Tramandaí e Mostardas, o que fazer na encosta da BR 101 (entre Osório e Mampituba), e nos outros locais, temos que discutir o saneamento básico, o novo plano ambiental, a educação e o envolvimento das universidades neste processo, a saúde de qualidade e para isto vamos envolver e percorrer os 23 municípios.” Disse o deputado Luciano Silveira.

O vice-presidente da Amlinorte (Associação dos Municípios do Litoral Norte) e prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos disse ter certeza que Frente Parlamentar juntamente com prefeituras, entidades e comunidades fará um trabalho de extrema importância. “ Temos que romper a sazonalidade dos serviços e recursos que são enviados aos municípios.” Disse o prefeito.

O deputado federal Alceu Moreira(MDB) salientou que as frentes parlamentares não acontecem por acaso, pois há um vazio na organização do processo legislativo e a frente parlamentar tem o propósito de particular determinados assuntos e demandas, aprofundando o debate. “ Nós somos do litoral e sou do tempo em que comprávamos no caderninho. Mas hoje o cenário é diferente. Tivemos muitas transformações, entre eles a questão dos condomínios fechados, que criaram novos conceitos como mais segurança, novos amigos e uma verdadeira alternativa de vida. Com a pandemia, percebeu-se que era muito melhor viver no litoral. Com o crescimento populacional e i maior desenvolvimento veio a exigência de melhores serviços. 25% do PIB mora no litoral, melhorou muito os serviços públicos e as praias estão mais limpas e organizadas. Os prefeitos pensam o seu território e não há um fórum para discutir a região como um todo e a frente parlamentar vai conseguir reunir associações comunitárias e empresariais, pescadores, universidades, políticos e outros atores para pensar e discutir o litoral não como município, mas como região. Quem sabe a tão sonhada Rodovia do Litoral não sai do papel?” Finalizou Moreira.

O vice-governador, Gabriel Souza destacou a importância das frentes parlamentares que são instrumentos de tratar de forma especializada determinados assuntos. “ A região do litoral Norte é inegavelmente peculiar,principalmente na questão do aumento populacional. E este crescimento pressupõe uma série de medidas que o poder público deve fornecer de forma articulada entre as esferas de governo.” Disse Gabriel citando demandas importantes como a falta de vagas em escolas, hospital regional e saneamento.

O presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchim (MDB) salientou o trabalho do deputado Luciano Silveira em prol do litoral Norte. “ Conforme o Luciano o objetivo desta é promover o desenvolvimento econômico e social do litoral e isto requer serviços de qualidade e investimentos de infra estrutura.” disse o presidente declarando aberta a Frente Parlamentar em Defesa do Litoral Norte.

 

Fonte: JPN

Comentários