Bombeiros Voluntários de Arroio do Sal evitam Incêndio no bairro Quatro Lagos e alertam sobre a Gravidade das Queimadas Urbanas
Arroio do Sal
Publicado em 17/08/2023

Na manha desta quinta-feira(17), uma equipe de bombeiros voluntários de Arroio do Sal, agiu rapidamente para conter um incêndio que ameaçava atingir uma casa no bairro Quatro Lagos. O incidente ressalta a importância da conscientização sobre a gravidade das queimadas urbanas, que são consideradas crimes ambientais.

O incêndio teve início em uma área de vegetação próxima à residência, provavelmente causado por uma queimada irresponsável. A rápida ação dos bombeiros voluntários evitou que as chamas se alastrassem e atingissem a casa, preservando a propriedade e a segurança dos moradores daquele bairro.

Bombeiros voluntários chegam no local para evitar incêndio na residência. Foto: Daniel Matos/Rádio Tupancy 

 

Queimadas urbanas representam um sério risco para o meio ambiente e para as comunidades locais. Além de colocar vidas em perigo, elas causam danos à qualidade do ar, à biodiversidade e podem afetar a saúde da população, especialmente de crianças e idosos. As queimadas também contribuem para o agravamento das mudanças climáticas, liberando gases de efeito estufa na atmosfera.

O comandante dos bombeiros voluntários de Arroio do Sal, Marcos Padilha, alerta a importância de evitar qualquer tipo de queimada, seja em áreas urbanas ou rurais. "De acordo com a legislação vigente, a prática de queimadas em áreas urbanas é considerada crime ambiental, sujeita a penalidades que podem incluir multas e até mesmo detenção, dependendo da gravidade da situação", diz o comandante.

Queimadas devem ser evitadas, para a conservação do meio ambiente e pelo bem da saúde das pessoas. Foto: Daniel Matos/Rádio Tupancy 

 

A população é encorajada a denunciar atividades suspeitas de queimadas, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a segurança das comunidades. Além disso, é fundamental promover a conscientização sobre os perigos das queimadas e adotar práticas sustentáveis para prevenir incêndios e proteger o ecossistema local.

Em um cenário em que os impactos das mudanças climáticas são cada vez mais evidentes, a prevenção e o combate às queimadas se tornam uma responsabilidade coletiva, visando a preservação do meio ambiente e o bem-estar de todos.

 

Texto: Alexandre Ribeiro/ Rádio Tupancy

Fotos: Daniel Matos/ Rádio Tupancy 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!