Arroio do Sal ganha selo Nota A de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal
Arroio do Sal
Publicado em 18/08/2023

Arroio do Sal está entre as 20 cidades brasileiras melhor posicionadas na quarta edição do Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal. É o que aponta o levantamento divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), realizado por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).

O levantamento da Siconfi analisa a gestão contábil e fiscal dos municípios, isso quer dizer que: Arroio do Sal está entre as cidades que mais cresceu no que diz respeito à representação dos municípios com a melhor qualidade contábil e fiscal do Brasil, passando da colocação 4.213ª, em 2022, para a 20ª em 2023.

Com base nas informações, o Tesouro Nacional consegue avaliar os gastos e a eficiência da máquina pública, influenciando, até mesmo, na economia do País. Para essas informações contribuirem para o balanço Nacional, elas precisam ser de qualidade e, ao criar o Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal, possibilitou uma maior motivação aos Municípios e Estados e influenciou na prestação de informações com ainda mais qualidade.

A garantia de qualidade na prestação das informações, elevou Arroio do Sal da Nota D para a máxima em apenas um ano. Esse salto no Ranking Siconfi se deve há muitos fatores, segundo o secretário Municipal da Fazenda, Felipe Valim. “Esse crescimento vem de forma gradativa, desde 2017, com a estruturação do setor quando a Gestão do prefeito Bolão assumiu”, reflete e continua: “vem desde melhorar a parte estrutural até a qualificação da equipe.”

Equipe da Contabilidade com o secretário da Fazenda, Felipe Valim

O contador Sérgio Augusto Bonfanti Junior, do Departamento de Contabilidade da Secretaria da Fazenda, reforça que o Selo é o resultado do esforço do trabalho em equipe, apoiado pelo prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão) e de todas as Secretarias Municipais, a qualificação profissional e, principalmente, ao sistema que hoje é muito eficiente. “Antes, tínhamos algumas ferramentas que, por mais que tivéssemos vontade, não conseguíamos entregar”, avalia.

A modernização nos sistemas utilizados pela Administração facilita no processo de transparência e eficiência dos serviços prestados. “Em 2022 realizamos a troca de sistema para o Gov que é um sistema mais moderno, é também mais conciso e mais eficiente na geração de relatórios”, destaca Sérgio e observa que ele vem a completar a modernidade no processo digital com 1 Doc.

O secretário Felipe agradece a confiança do Prefeito por apostar e investir nas ferramentas que hoje já mostram resultados eficientes. “Gostaria de agradecer o prefeito porque ele permite a todos os setores da Administração Municipal uma constante qualificação e a contabilidade é um dos que mais busca cursos, justamente para se manter atualizado e qualificado”, destaca e comemora: “tanto é que chegamos a esse Selo antes mesmo do que esperávamos.” Sérgio ainda salienta que “bastaria um não para que não estivéssemos comemorando esse selo hoje!”

Para o prefeito Bolão, que acreditou nas soluções apresentadas a pouco mais de um ano, o orgulho e a alegria definem o momento. “Esse selo mostra que a gente tem uma boa gestão financeira do Município e na informação dessa gestão financeira”, destaca e acrescenta: “com essas informações, a Secretaria da Fazenda, juntamente com a equipe da contabilidade, conseguem me auxiliar na tomada de decisões, analisar riscos e perceber os melhores caminhos possíveis.”

A eficiência da equipe e da modernização do sistema é representada na qualidade da informação contábil que levou Arroio do Sal para a 20ª colocação a nível Nacional, 11º no Rio Grande do Sul e 1º colocado no Litoral Norte Gaúcho.

Prefeito Flávio: Registro aqui um agradecimento especial para a equipe que se dedicou e contribuiu para que Arroio do Sal recebe-se a Nota Máxima: secretário da Fazenda, Felipe Valim; Sérgio Augusto Bonfanti Junior; Jéssica Rodrigues de Medeiros; Luci Dall Alba; Larissa Schramm; e Gustavo Fröhlich de Oliveira. E, também, gostaria de agradecer a todos os servidores e secretários que se dedicaram para que a Contabilidade conseguisse prestar informações com qualidade Nota A.

Felipe Valim: Eu estou muito feliz pois esse Selo representa que as contas do Município e o Patrimônio do Município estão muito bem geridas. Representa aquilo que o público precisa que é a transparência. Se nós ganhamos a Nota A, quer dizer o quê? Que a transparência do nosso balanço é um dos melhores do nosso País. Isso é uma conquista muito grande para nós da Contabilidade e da Fazenda.

Sérgio Augusto Bonfanti Junior: Essa é uma conquista muito grande pois, em um ano, saímos da nota D para a Nota A. É um sinal de que o caminho está certo e se antes eu pensava, hoje eu tenho certeza. Afinal, estamos aqui para servir o público, então, tem uma nobreza no nosso trabalho, pois fazendo a boa administração do dinheiro e patrimônio público, nós estamos ajudando as outras Secretarias a ajudar diretamente nossa população por meio de serviços, como a saúde e a educação. A gente cuida das contas para podermos cuidar das pessoas!

ENTENDA

O Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal no Siconfi (Ranking Siconfi) – é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais (Siconfi) do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.

A finalidade dessa publicação é fomentar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que são utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

 

FONTE: ASCOM PMAS

Comentários