Formatura do Proerd em Arroio do Sal será dia 13 de setembro
Arroio do Sal
Publicado em 31/08/2023

A Secretaria da Educação de Arroio do Sal convida comunidade para a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia será realizada no dia 13 de setembro, a partir das 19h30, no Ginásio Municipal Jovino Alves Pereira.

Em Arroio do Sal, o Proerd é realizado pelo 2º ano consecutivo, nas Escolas Municipais: Aracy, Leonel Brizola, Santos Salvador de Melo, Professor Dietsch e Raimundo. Segundo o instrutor do Proerd, o soldado Ricardo Moreira, nove turmas do 5º ano e duas turmas de Pré II participaram do programa, totalizando a participação de, aproximadamente, 200 alunos.

Foram dez encontros realizados em 2023 com cada turma. Para Moreira, a participação dos alunos e da comunidade escolar foi muito positiva, “fortalecendo os laços e muitas vezes mudando a visão entre a comunidade e a Brigada Militar.” O soldado ainda salienta que, neste ano, durante o período dos atentados as escolas, o Proerd foi muito benéfico, “pois garantia a presença de um policial no ambiente escolar o que já proporciona uma melhora na sensação de segurança.”

O encerramento do Proerd será marcado por uma cerimônia de formatura. Segundo Moreira, o evento contará com a participação de autoridades Civis e Militares, além de pais e professores. “Os alunos participantes receberão um certificado pela participação e também haverá a premiação a alunos destaques”, concluí.

ENTENDA O PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é originário do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.). Criado em 1983, por policiais de Los Angeles, o intuito era de quebrar o ciclo de abuso de drogas relacionado, cada vez mais, com condutas criminosas e prisões.

O objetivo do Proerd é ensinar aos jovens como controlar seus impulsos e pensar nos riscos e nas consequências, o que resultará em escolhas mais responsáveis. “Acredita-se que, ao ensinar aos jovens a tomarem decisões seguras e responsáveis, eles serão capazes de fazer escolhas saudáveis, não somente sobre drogas, mas em todos os aspectos de suas vidas”, explica Moreira e finaliza: “à medida que os jovens forem educados para se tornarem cidadãos responsáveis, consequentemente, conduzirão suas vidas de forma mais produtiva e livre de drogas.”

 

 

Fonte: ASCOM PMAS

Comentários
Comentário enviado com sucesso!