As praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul registram ventania, chuvarada e mar agitado nesta terça-feira (26). Em Cidreira, na guarita 180, perto do Bar Azul, a força do vento praticamente impedia a tentativa de caminhar na orla. Em torno das 9h30min, não havia pessoas nas ruas. O tempo estava encoberto e fechado. Conforme o tenente-coronel Rodrigo Canci Pierosan, comandante do 9º Batalhão do Litoral Norte, a orientação para a população é evitar riscos desnecessários.
— A chuva é intensa e o granizo caiu na região de Santo Antônio da Patrulha. A orientação é para as pessoas se evitarem locais de riscos que podem inundar e ficar longe de árvores — afirma.
Em Capão da Canoa, o cenário não era muito diferente.
— Vamos fazer um levantamento dos bairros para verificar a situação agora pela manhã, mas acredito que seja apenas danos em vias públicas com alagamentos ou nos pátios das áreas onde geralmente a água invade — informa Maurício Tucano, coordenador da Defesa Civil de Capão da Canoa.
Segundo ele, até o começo da manhã desta terça-feira (26), não houve chamamentos para remoção de pessoas para abrigos.
Em Tramandaí, algumas vias encheram em razão da chuva. A Flores da Cunha estava bastante alagada em toda a sua extensão, o que obrigava os motoristas a terem atenção com possíveis buracos.— Estamos somente com pequenos pontos de alagamentos. Sem chamados de emergência — explica Claudiomir da Silva Pedro, responsável pela Defesa Civil de Tramandaí.
A prefeitura de Torres informou que há acúmulo de água normal em alguns pontos pelo volume de chuva até este momento.
Em Arroio do Sal, algumas ruas estão alagadas com pontos que não conseguem se locomover. Os arroios do município estão cheios, mas estão escoando bem. — Estamos em alerta e até o momento não temos chamados de emergência aqui na Defesa Civil e nos Bombeiros Voluntarios de Arroio do Sal — informa o responsável pela Defesa Civil de Arroio do Sal, Rodrigo dos Santos.
Em Maquiné, a chuva de granizo durou poucos minutos e não chegaram a causar danos.
— Não tivemos muitos estragos — diz o prefeito do município, João Marcos Bassani dos Santos.
Em Três Forquilhas, o volume de água na Barragem do Edir Witt, como é conhecida, foi tomada pelas as águas e está bloqueada. Ele dá acesso na Rota do Sola Boa União em Três Forquilhas. Outra barragem que dá acesso ao Rio do Depósito, também transbordou e bloqueiou o acesso.
Barragem do Rio Depósito em Três Forquilhas. Foto: Vilmar Bobsin/Rádio Clube do Povo
Ciclone à vista
O processo de formação de um novo ciclone extratropical em alto-mar, perto da costa do RS e de Santa Catarina, intensifica a chuva no território gaúcho entre esta terça e quarta-feira (27).
Conforme a Climatempo Meteorologia, os maiores acumulados devem ser registrados em ao menos 10 cidades do Estado, entre elas as situadas no Litoral Norte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta com validade para esta terça sinalizando possibilidade de chuva volumosa e vento forte em quase todo o território gaúcho.
Fontes: GZH, Rádio Clube do Povo e Rádio Tupancy