Nesta terça-feira (26), o Rio Maquiné transbordou devido às intensas chuvas, causando alagamentos em várias ruas, avenidas e estradas da região. Um ônibus que transportava cerca de 15 pessoas ficou preso na ERS-484, em Maquiné. Os passageiros do ônibus foram resgatados com o auxílio de servidores da prefeitura de Maquiné. Com o uso de uma patrola e cordas, eles conseguiram sair do veículo com segurança.
De acordo com informações da prefeitura do município, o Rio Maquiné atingiu níveis quase tão altos quanto durante um ciclone que afetou o estado em junho deste ano. O nível normal do rio é de cerca de 1,5 metro, mas chegou a atingir cerca de 3 metros devido às chuvas intensas. O aumento no nível do rio é resultado dos quase 100 milímetros de chuva que caíram sobre a cidade entre as 7h e as 14h desta terça-feira. Nas últimas 24 horas, a precipitação acumulada chega a impressionantes 120 milímetros.
A área mais afetada pela inundação é o interior da cidade, com várias famílias isoladas ou ilhadas nas comunidades do Mundo Novo e Barra do Ouro. Em Barra do Ouro, estima-se que pelo menos 200 famílias estejam ilhadas, o que representa cerca de 1.000 pessoas em situação delicada devido às enchentes.