Reunião entre prefeito de Arroio do Sal e reitoria da UCS discute revisão do plano diretor
12/02/2024 18:00 em Arroio do Sal

A revisão do plano diretor de Arroio do Sal foi o tema de uma reunião entre o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão), o secretário de Planejamento, Indústria e Comércio, Ranieri Braga, e representantes da reitoria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), na quinta-feira(08). O encontro ocorreu na sede da UCS em Caxias do Sul e teve como objetivo discutir as possibilidades de parceria entre a prefeitura e a universidade para a elaboração do novo plano diretor do município.

 

Uma equipe técnica multidisciplinar da Universidade vai elaborar a proposta para o projeto nos próximos meses. “A presença da UCS no Litoral Norte se conecta aos pedidos e ao carinho da comunidade”, destacou o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, reiterando o compromisso da Universidade com o desenvolvimento da região onde fortalece sua atuação. Atualmente, a Instituição conta com uma unidade em Torres que deve receber o status de campus até o final deste ano.

 

O secretário Ranieri Braga explicou que a reunião foi o primeiro passo para a formalização de um convênio entre a prefeitura e a UCS. Ele disse que a universidade irá disponibilizar uma equipe técnica multidisciplinar para auxiliar na elaboração do diagnóstico, na realização das audiências públicas e na elaboração da proposta final do novo plano diretor.

 

O prefeito Bolão destacou a importância da participação da UCS no processo de revisão do plano diretor, considerando a expertise e a credibilidade da instituição. Ele também ressaltou que o novo plano diretor deve contemplar as demandas e as potencialidades de Arroio do Sal, buscando o equilíbrio entre o crescimento econômico, a preservação ambiental e a qualidade de vida da população.

 

Planejamento Urbano e Ambiental

Os projetos no âmbito do planejamento urbano ocorrem no contexto da Assessoria de Desenvolvimento Regional (ADRE) da UCS, programa de articulação regional e de atendimento a demandas municipais, na reunião representada por sua coordenadora, professora Maria do Carmo Quissini, e a partir da UNITE, unidade de inovação e desenvolvimento em Arquitetura e Urbanismo, representada pelo professor Carlos Eduardo Mesquita Pedone. A UNITE atua na revisão de planos diretores, elaboração de planos de mobilidade e regularização fundiária.

 

Na ocasião também esteve presente o professor Juliano Rodrigues Gimenez, diretor do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM-UCS), que falou sobre outros trabalhos passíveis de desenvolvimento, como o Plano de Reparação e Conservação do Bioma Mata Atlântica e o Diagnóstico Socioambiental de Áreas de Preservação Permanente em Áreas Urbanas Consolidadas (para o qual a UCS tem metodologia própria). O ISAM também desenvolve planos de saneamento, de gestão integrada de resíduos sólidos e de gerenciamento de resíduos da construção civil.

 

Estavam presentes na reunião além do prefeito Bolão, do secretário de Planejamento, Ricieri, do reitor da UCS, Gelson e do professor Juliano, representante da Unidade de Serviços de Arquitetura e Urbanismo da UCS (UNITE), Carlos Eduardo Mesquita, chefe de gabinete da reitoria, Givanildo Garlet e a coordenadora da assessoria de Desenvolvimento Pegional (ADRE), Maria do Carmo Padilha.

 

Fonte: ASCOM PMAS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!