Arroio do Sal confirma primeiro caso de Dengue
20/03/2024 19:59 em Arroio do Sal

A Secretaria de Saúde de Arroio do Sal confirmou o primeiro caso de dengue no município este ano. O caso é considerado importado já que o paciente esteve em outro município onde há contágio da doença e voltou contaminado.

O bairro do paciente é o Quatro Lagos, onde será realizado ações de bloqueio para tentar evitar a disseminação da doença.

O secretário da Saúde, Diego Feldmann, reforça a importância do uso de repelentes para evitar o contágio e também a importância da população estar atenta aos focos do mosquito eliminando qualquer depósito de água parada.

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. Nos casos sintomáticos pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.

A primeira manifestação é a febre, geralmente acima de 38ºC, de início súbito e duração de 02 a 07 dias, associada à cefaléia, cansaço, mialgia, artralgia, dor retro-orbitária ou exantema. Com o declínio da febre (entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas), grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente. No entanto, alguns podem evoluir para a fase crítica da doença, iniciando com sinais de alarme.

A dengue pode evoluir para remissão dos sintomas, ou pode agravar-se, exigindo constante reavaliação e observação, para que as intervenções sejam oportunas e os óbitos não ocorram.

 

Quais são os sintomas da dengue?

Febre alta > 38.5ºC.

Dores musculares intensas.

Dor ao movimentar os olhos.

Mal estar.

Falta de apetite.

Dor de cabeça.

Manchas vermelhas no corpo.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!