A cidade de Arroio do Sal, que conta hoje com 11,3 mil habitantes segundo o IBGE, poderá ser uma referência na logística de cargas. Além de receber o Porto Meridional, com obras previstas para começar em 2026, o município integra um estudo para construção de um terminal ferroviário. A estrada de ferro ligará o litoral norte gaúcho até Terra Roxa, no Paraná, com uma extensão de 1,5 mil quilômetros.
Ainda há proposta de uma ferrovia entre Arroio do Sal e Caxias do Sul, que integra os planos dos investidores do porto, com apoio do Mobi Caxias do Sul e da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).
Conforme a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Doha Investimentos e Participações S.A., com sede em Porto Alegre, abriu processo para obter outorga para autorização ferroviária. O pedido foi aberto no ano passado e suspenso pelo órgão federal até 3 de julho.
Segundo a ANTT, a tramitação deste processo ficou temporariamente suspensa por necessidade de avaliação dos impactos das mudanças na Lei nº 14.273. Essa norma estabelece critérios para a participação da iniciativa privada em empreendimentos ferroviários, com recursos próprios, por meio do regime de autorizações. Agora, a agência aguarda que a Doha envie informações complementares para dar continuidade à solicitação.
Terra Roxa fica na região oeste do Paraná, próxima à fronteira com o Paraguai e ao limite com Mato Grosso do Sul. A cidade de 18 mil habitantes é famosa pela produção têxtil infantil e conhecida como a Capital Nacional da Moda Bebê. Já os municípios vizinhos são produtores de milho e soja. A ferrovia que partiria de Arroio do Sal, antes de chegar a Terra Roxa, possivelmente cruzará o Oeste de Santa Catarina.
A reportagem tentou contato com a Doha, mas não recebeu retorno. Caso a outorga seja concedida, a autorização de uso da ferrovia será de 99 anos. Consultada sobre a futura linha férrea Arroio do Sal-Terra Roxa, a DTA Engenharia, empresa responsável pela construção do porto, diz que essa ferrovia não estará interligada com o complexo portuário.
Terminal Rodoferroviário de Vacaria
Do terminal marítimo, sairá outra linha de trem. “No futuro está prevista a ligação ferroviária com a Serra, em especial Caxias do Sul”, diz a nota da DTA. Esta proposta vai ao encontro da campanha pelo Terminal Rodoferroviário de Vacaria, um projeto estratégico da Mobilização Regional Agenda eleições 2022 e do Mobi Caxias.
As entidades defendem que o Terminal Rodoferroviário é considerado um importante equipamento de modal logístico para o Rio Grande do Sul.
O empreendimento, além do Porto Meridional de Arroio do Sal, deve se somar ao futuro Aeroporto Regional da Serra Gaúcha (Vila Oliva), melhorando as condições logísticas do Estado e impulsionando também o turismo.
Conforme o diretor-executivo do Mobi Caxias, Rogério Rodrigues, diversas reuniões já foram realizadas com representantes do governo do Estado e da União. “Têm estudos em fases iniciais. Há mais de cinco anos estamos trabalhando nestes projetos estratégicos”, adianta Rodrigues.
O terminal poderá receber, por exemplo, cargas de aço, de calcário, de grãos, de adubo, de defensivos, de plásticos, entre outras. A intenção é de que o local também possa enviar produtos prontos a outras regiões do Brasil.
Impacto no Litoral Norte
Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Arroio do Sal, Alex Sandro Maciel Justo, conta que a população está na expectativa das obras do porto. Já sobre os investimentos em ferrovias, ele comenta que não se sabe muita coisa.
Segundo Justo, a projeção é que a cidade tenha o maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado quando o porto estiver em funcionamento. “Tem empresas procurando o município e a prefeitura está mexendo no plano diretor”, conta.
Por conta disso, Justo aposta que todo o litoral norte será impacto pelo desenvolvimento econômico que surgirá a partir do terminal portuário.
A prefeitura de Arroio do Sal foi procurada para falar sobre o impacto que os futuros empreendimentos poderão trazer à cidade. Por meio de assessoria, o prefeito Affonso Flávio Angst(Bolão) informou que vai se pronunciar na próxima semana.
Obras no porto são previstas para 2026
Com contrato de concessão assinado e cerimônia de formalização prevista para 18 de outubro, que deve contar com a presença do presidente Lula, o próximo passo do projeto do Porto Meridional de Arroio do Sal é a conclusão do levantamento ambiental.
A previsão da DTA Engenharia é entregar ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) até janeiro de 2025. A construção do porto pode se realizada somentecom as licenças emitidas pelo Ibama.
Texto: Débora Ertel / Grupo Sinos