Apesar da expectativa de que a assinatura do contrato de Concessão do Porto Meridional de Arroio do Sal fosse realizado em Caxias do Sul, devido ao apoio de empresários da região ao projeto, a cerimônia de oficialização vai ocorrer na próxima sexta-feira (18), às 12h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre.
A decisão ocorre devido a uma falta de conciliação nas agendas dos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, que já estarão na capital para a reabertura do Aeroporto Salgado Filho.
A solenidade de assinatura do contrato terá caráter simbólico, após a autorização oficial para o andamento da obra ter sido dada em 1º de outubro, com a concessão do direito de implantar o projeto dado a empresa. O Vice-presidente de Indústria da CIC Caxias, Ruben Antonio Bisi, ressalta as inúmeras vantagens que o porto trará para a região da Serra.
O Porto Meridional de Arroio do Sal deve contar uma infraestrutura portuária moderna e eficiente, capaz de atender à crescente demanda do comércio internacional e facilitar o transporte de cargas, impactando positivamente em toda a região da Serra Gaúcha.
O projeto inicial prevê um terminal de uso privado com capacidade para receber até 40 mil toneladas. A obra também deve incluir um calado de 17 metros, permitindo a recepção de embarcações de grande porte. O investimento total deve ultrapassar R$ 1,3 bilhão, com previsão de gerar mais de 2 mil empregos diretos e 5 mil indiretos durante a construção.
Fonte: Rádio Caxias