A Corsan concluiu, nesta terça-feira, 19, a limpeza da tubulação de 10 mil metros que leva água do rio Cornélios, na divisa entre Capão da Canoa e Terra de Areia, para a estação de tratamento em Curumim. Os técnicos utilizaram o método PIG (Projectile Injected Gas), com a introdução de uma bucha dentro da canalização, que vai raspando e removendo resíduos que se acumulam nas paredes. Antes da manutenção, a vazão de água para ser tratada era de 141 litros por segundo. Agora, será de 160,2 litros por segundo.
O trabalho dura cerca de seis horas. Além de Capão da Canoa, o mesmo procedimento foi realizado na segunda-feira, 18, em Torres, no tubo de captação de água na Lagoa da Itapeva, que tem 3 mil metros de extensão.
“Essa manutenção, além de garantir uma captação de água com mais qualidade e em volume maior para o nosso sistema, reduz o consumo de energia elétrica. É uma inovação que integra as ações preventivas da Companhia para a temporada de verão, quando temos um aumento significativo da população no litoral”, afirma o diretor regional de operações da Corsan, Fábio Arruda.
Fonte: divulgação/Corsan