O número de municípios brasileiros com maior fluxo turístico e empregos no setor foi ampliado em 151%. Essa foi a atualização da categorização do Mapa do Turismo Brasileiro, publicada nesta quarta-feira (18). Agora, além das 27 capitais, outros 129 municípios estão na categoria “A”. Esse agrupamento inclui, por exemplo, cidades como Porto Seguro (BA), Ipojuca (Porto de Galinhas/PE), Armação dos Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP), Guarapari (ES), Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Caldas Novas (GO).
E nesta nova atualização dois municípios do litoral Norte passaram para a categoria A: Torres e Capão da Canoa. Outros municípios subiram de categoria são eles Mostardas e Santo Antônio da Patrulha que subiram da D para C e para categoria D subiram os municípios de Mampituba e Morrinhos do Sul.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os dados reforçam o trabalho do Ministério em desenvolver uma ferramenta que apoie, de maneira objetiva, a tomada de decisões com base no desempenho da economia do turismo em cada localidade. “É um marco importante! A regionalização é uma estratégia eficiente que define as regiões turísticas do país, facilitando o desenvolvimento e a promoção do setor de forma organizada e sustentável. Essa divisão permite que áreas com características culturais, geográficas e socioeconômicas semelhantes se unam, promovendo os atrativos específicos de cada lugar, fortalecendo o turismo local e otimizando os recursos”, destacou.
Além desse crescimento na categoria “A”, o número de municípios no país também aumentou nas categorias “B” (+29,8%), “C” (+27,4%) e “D” (+24,3%), refletindo os investimentos e iniciativas realizadas nos últimos anos para impulsionar o turismo em diferentes regiões do Brasil.
O grupo “B” reúne 361 municípios, que incluem destinos turísticos com participação expressiva das regiões Sudeste, Nordeste e Sul. Juntos, os grupos “A” e “B”, representados por 517 municípios, respondem por mais da metade do fluxo doméstico brasileiro e boa parte da movimentação de turistas internacionais. O grupo “C” reúne 756 municípios, entre eles São Félix do Xingu (PA), Eldorado (MS) e Campo Largo (PR). Já o maior número de cidades está concentrado na categoria “D”, que agrupa os municípios com menor fluxo turístico e empregos formais no setor.
Essa ferramenta é essencial para monitorar o desempenho da economia do turismo nos municípios. Ela também serve como base para políticas públicas e para o direcionamento de verbas federais. Mantendo a metodologia anterior, que considera informações atualizadas de variáveis e agrupa os municípios em cinco categorias, de “A” a “E”, a nova atualização evidencia o crescimento da atividade turística em diversos municípios brasileiros.
O Mapa do Turismo reúne municípios com vocação turística comprovada ou impactados diretamente pelo setor. Seu objetivo é orientar a definição de políticas públicas, como a destinação de recursos do Ministério do Turismo.
Atendendo à Nova Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027, o MTur está trabalhando no processo de construção de nova metodologia, com previsão de lançamento em 2025. A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros que atendam aos critérios definidos em Ato Normativo do Ministério do Turismo, elaborado em conjunto com as Unidades da Federação. Os estados e o Distrito Federal podem acrescentar exigências complementares, que devem ser igualmente respeitadas.
Para integrar o Mapa, o município deve atender aos seguintes critérios:
• Possuir uma secretaria ou departamento de Turismo;
• Contar com uma Lei Orçamentária específica;
• Ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no CADASTUR;
• Manter um Conselho Municipal de Turismo ativo;
• Assinar um termo de compromisso;
Confira a categorização dos municípios do litoral Norte
Categoria A- Torres, Capão da Canoa
Categoria B- Tramandaí
Categoria C- Mostardas, Santo Antônio da Patrulha, Imbé, Arroio do Sal, Osório, Palmares do Sul, Xangri-Lá e Cidreira
Categoria D-Balneário Pinhal, Mampituba, Dom Pedro de Alcântara, Três Cachoeiras, Capivari do Sul, Terra de Areia, Maquiné, Itati, Morrinhos do Sul
Categoria E- Caraá e Itati
A Associação de Turismo do Litoral Norte (ATL Norte) aguarda a possibilidade de alteração de categoria de outros municípios.
Conforme o presidente da entidade, Flavio Holmer o trabalho desenvolvido está voltado para o desenvolvimento e melhoria do turismo no litoral Norte.
Confira o vídeo explicativo
Fonte:Dapraia News com informações do Ministério do Turismo
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.