Um banhista morreu afogado no mar, na tarde deste domingo (29), em Arroio do Sal. O afogamento aconteceu por volta das 16h entre os balneários Atlântico e Praia Azul.
É a primeira morte no mar na atual edição da Operação Verão. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), o local onde ocorreu a fatalidade não é uma área coberta pelo serviço de guarda-vidas. Apesar disso, prossionais da guarita mais próxima, distante cerca de 600 metros, atuaram no caso. Os guarda-vidas retiraram o homem e o seu lho do mar. O menino de 10 anos estava bem. O pai, no entanto, já foi resgatado da água sem sinais vitais.
Os prossionais fizeram manobras de reanimação e o encaminharam para o pronto atendimento de saúde de Arroio do Sal. Ele, no entanto, não resistiu.
A vítima de afogamento tinha 47 anos e ele seria morador de Palmas, no Tocantins, visitava e família na Serra Gaúcha e passava o fim de semana na cidade do Litoral Norte. Desde o início da Operação Verão, o CBMRS reitera a importância de os banhistas buscarem áreas protegidas, com presença de guarda-vidas, para entrar no mar. Os trechos para banho seguro são indicados por bandeiras instaladas nas duas laterais da guaritas.
Prevenção e salvamentos
Os guarda-vidas que atuam no Litoral Norte realizaram 23 salvamentos neste domingo. Além disso, zeram 9.466 ações de prevenção. Desde o início da Operação Verão, ocorreram 124 salvamentos no praias de mar e de água doce do Rio Grande do Sul. O número de ações preventivas chegou a 50.639. Além da morte deste domingo em Arroio do Sal, o estado teve, neste temporada, outras quatro óbitos por afogamento em balneários de água doce. Todos os casos ocorreram em áreas não monitoradas por guarda-vidas.
Fonte: Litoral na Rede