Arroio do Sal está próxima de se tornar a primeira cidade do litoral norte gaúcho a ter cercamento eletrônico nos acessos. O pórtico de entrada da cidade e a Praça da Emancipação, no Centro, foram os primeiros dos 16 pontos contemplados a receberem a estrutura de cercamento e videomonitoramento nesta quarta-feira (23).
Entre os locais estratégicos de segurança, quatro deles estão localizados na região central, onde existe maior circulação de veículos. A previsão é que as instalações sejam concluídas em até 20 dias.
Sistema de inteligência artificial
Inibindo a criminalidade e aumentando a segurança local, o projeto de cercamento será adotado de norte ao sul através da implementação do software inteligente “Bridgefy Safe Away”, da empresa parceira. Integradas com os sistemas da Brigada Militar e da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), as câmeras instaladas estarão sincronizadas ao software, proporcionando monitoramento e identificação de carros roubados ou suspeitos.
As consultas ao sistema permitem que autoridades de segurança pública acessem dados, estatísticas e relatórios de IA (Inteligência Artificial).
O combate à criminalidade e o desenvolvimento urbano são compromissos da gestão do prefeito Luciano Pinto. Após assumir a Prefeitura Municipal, Luciano estudou o projeto de cercamento eletrônico, já em andamento, ampliando os pontos de instalação. Com as alterações, todos os limites municipais foram contemplados pelo investimento tecnológico, garantindo maior segurança e otimizando os recursos públicos.