Na última quinta-feira (24), uma audiência decisiva no Fórum de Osório reuniu autoridades estaduais, municipais e representantes da sociedade civil para discutir o futuro do Hospital São Vicente de Paulo de Osório. O encontro, mediado pelo juiz Emerson Mota, decorreu a partir de um acordo firmado em novembro de 2024, durante o período de transição de governo, quando o então prefeito eleito, Romildo Bolzan Jr., expressou preocupação com a viabilidade financeira do município para assumir a dívida da desapropriação do hospital.
Durante a audiência, foi reiterada a necessidade de uma solução definitiva para a gestão do hospital, que segue sob intervenção judicial e com administração direta do Estado. Diante das limitações orçamentárias da Prefeitura de Osório, inviabilizando a desapropriação, foi apresentada como alternativa o arrendamento do hospital pelo Grupo Life Plus, de Xangri-lá, em parceria com o Instituto Ideias — proposta considerada viável por todos os presentes.
Conforme a proposta, o passivo atual do São Vicente de Paulo permaneceria sob responsabilidade da Associação, que deverá buscar acordos para quitá-lo com os recursos do arrendamento.
O vice-governador Gabriel Souza, presente na audiência, solicitou que ficasse registrado em ata o compromisso do governo estadual em manter e ampliar os serviços prestados pelo hospital. Incluindo a aquisição de novos equipamentos e a ampliação da estrutura física da instituição.
Foi acordado ainda um prazo de 90 dias para a transição da gestão à nova empresa, após o qual a intervenção judicial deverá ser extinta, segundo a proposta apresentada ao juiz Emerson Mota.
A audiência contou com a presença do vice-governador Gabriel Souza, a secretária de saúde do estado Arita Bergmann, o promotor de Justiça Luís César Balaguez, procuradores do Estado e do município, o deputado estadual Luciano Silveira, o assessor parlamentar Cristiano Zart (representando o deputado federal Sanderson), Marco Pereira (presidente da Associação São Vicente de Paulo), o prefeito de Osório, Romildo Bolzan Jr., além de representantes do Hospital Life Plus e do Instituto Ideia.