A Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, por meio da Secretaria de Cidadania, Trabalho e Desenvolvimento Social, abriu inscrições para a seletiva do programa de qualificação profissional “Qualificar”. Esta edição especial, direcionada para o público feminino do município, tem como objetivo inserir ou reinserir mulheres em vulnerabilidade social no mercado de trabalho.
O programa social do município irá selecionar mulheres para diferentes funções nas equipes da rede pública. Ao todo, o “Qualificar” disponibiliza 15 vagas por meio da Bolsa Incentivo, oferecendo meio salário mínimo, uma cesta básica mensal e atividade de meio turno (carga horária diária de 4h e semanal de 20h). Além destes benefícios, as selecionadas participarão de palestras de qualificação durante a experiência, previstas para iniciarem em 1° de junho.
Oportunidade em diferentes áreas
O “Qualificar” é uma oportunidade voltada para as mulheres em situação de desemprego e que buscam ampliar a sua renda mensal. Um dos requisitos para ser contemplada pela bolsa é que a mulher esteja cadastrada no Cadastro Único de assistência social do município. Conforme a coordenadora do programa, Tainara Juliana Viganó Gonçalves, a atividade terá duração inicial de até quatro meses, podendo ser prorrogado por mais dois, conforme avaliação administrativa.
“Durante o processo, a equipe de Cidadania irá selecionar essas mulheres desempregadas, as colocando em diferentes atividades, como auxiliar de limpeza, servente e recepcionista. As vagas são limitadas e direcionadas conforme a avaliação do perfil e a disponibilidade interna”, explica a coordenadora.
Inscrições: prazo e documentação
Isentas de taxas, as inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira (12) até a próxima quarta-feira (19), diretamente na Secretaria de Cidadania. Para se inscrever, a interessada deve levar a sua documentação na sede, localizada na Av. Assis Brasil (n. º 859), das 13h às 19h. Confira a documentação solicitada para a inscrição:
- CPF (Cadastro de Pessoa Física)
- Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde)
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
- Comprovante de escolaridade de filhos/dependentes
- Comprovante de residência atualizado
- Folha resumo do Cadastro Único
- Título de eleitor
- Comprovante de renda do grupo familiar (caso tenha)