O céu de Cidreira vai ganhar cor e movimento nos dias 23, 24 e 25 de maio, com a chegada do primeiro festival de balonismo da cidade. O evento será realizado no Parque do Farol, em Salinas, com a participação de 12 balões vindos de diferentes regiões. A organização técnica é da Federação Gaúcha de Balonismo, responsável por eventos similares em outras cidades do estado. .Além dos voos de balões, o festival terá programação cultural e atrações para o público. A entrada é gratuita.
Conforme o secretário de Turismo de Cidreira, Fabio Santos, o evento nasceu após encontro com integrantes da Federação Gaúcha de Balonismo que se disponibilizaram a realizar um evento competitivo em Cidreira.
” Escolhemos a área em frente ao Farol de Cidreira por se muito ampla e oferecer as condições necessárias para a subida e pouso de balões.” disse Fabio.
O secretário relatou que o evento está gerando uma grande expectativa na comunidade. ” Há uma vibração positiva em Cidreira e todos foram favoráveis. Haverá uma série de atrações como shows com Chimaruts, Paulinho Mixarinha, o pianista Rodrigo Soltton, entre outros” disse.
Segundo a Federação Gaúcha de Balonismo,haverá provas competititivas no domingo e sábado com início 7h e 16h. Na sexta-feira acontece às 19h30 Night Glow (balões iluminados) e voo Fiesta às 16h.
A realização de todas as atividades, incluindo os voos e o Night Glow, depende das condições climáticas. Em caso de chuva ou ventos fortes, a programação poderá ser alterada ou cancelada por segurança.
Ao todo, 12 balonistas participarão do evento, com voos a partir do Parque do Farol, em Salinas.
Os pilotos que estarão em Cidreira são: Bruno Constante, Fábio Lopes, João Paulo Roxo, João Vitor Roxo, Deiverson Pereira, Diego Bueno, Rogério Daitx, Thiago Marques, Jaime Magnus, Jaime Pinho, Paulo Cesar Farias e Luiz Fernando Gatto.
Cidreira passa a integrar o grupo de municípios gaúchos que investem no balonismo como alternativa de turismo fora da alta temporada. Torres, São Miguel das Missões e Bento Gonçalves já têm eventos consolidados.
Fonte: JPN