Secretaria de Turismo de Arroio do sal divulga a 23ª Festa do Pescador
Em entrevista para a Rádio Tupancy, o secretário de Turismo, Luciano Costa, e o secretário adjunto, Deivid da Rosa, detalharam as atrações principais deste ano e explicaram as mudanças adotadas pela organização.
Por Alexandre Ribeiro
Publicado em 23/05/2025 08:40 • Atualizado 23/05/2025 09:13
Com propostas inovadoras e mais acessíveis aos moradores e turistas, a Prefeitura Municipal de Arroio do Sal se prepara para promover mais uma Festa do Pescador. A programação e o formato oficial da 23ª edição do tradicional evento foram divulgados pela Secretaria de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura na manhã desta quinta-feira (22). Trazendo a temática “Valoriza RS”, a Festa do Pescador acontecerá de 30 de julho a 03 de agosto, no Parque Municipal de Eventos CTG Rincão de Estância.
Em entrevista para a Rádio Tupancy, no programa Litoral em Pauta comandado pelo comunicador Alexandre Ribeiro, o secretário de Turismo, Luciano Costa, e o secretário adjunto, Deivid da Rosa, detalharam as atrações principais deste ano e explicaram as mudanças adotadas pela organização. A comercialização de estandes e escolha de espaços começarão nesta segunda-feira (26), priorizando os comerciantes do município. Acompanhe todos os detalhes do evento:
Formato inovador e inclusivo
Incentivando os artistas gaúchos após as enchentes que acometeram o estado em maio do ano passado, a Festa do Pescador inova ao propor uma temática para esta edição: “Valoriza RS”. A programação trará para Arroio do Sal músicos e artistas gaúchos de diferentes estilos e com entrada gratuita ao parque e área de shows. Apenas o acesso ao camarote será cobrado.
A cada dia, o público poderá assistir a três ou quatro grandes shows consecutivos. “Este ano, teremos o dobro de shows do ano passado, mas, dando visibilidade para os artistas da nossa terra. Em razão das enchentes, estamos aderindo à mobilização pela retomada da economia e do cenário artístico do Rio Grande. Assim como na pandemia, o nosso entretenimento e cultura foram muito afetados e, por isso, queremos que os cachês dos artistas fiquem no Rio Grande do Sul”, explicou o secretário Luciano Costa.
68% das pessoas preferem o Parque de Eventos
O retorno da festa ao Parque Municipal de Eventos é uma das principais mudanças desta edição. A decisão da administração pública foi baseada em uma pesquisa popular, que apontou que 68,1% da população prefere que o evento seja realizado no antigo local. A pesquisa foi realizada a pedido do prefeito Luciano Pinto, que já havia sido questionado sobre a possível mudança da festividade durante a sua campanha eleitoral.
Comércio local será priorizado
Além da tradicional tainha assada, preparada e comercializada pela Associação dos Pescadores de Arroio do Sal, outra proposta do Turismo é ampliar a comercialização de pratos típicos gaúchos no espaço gastronômico, acompanhando a temática. Os comerciantes locais serão priorizados na aquisição de estandes de gastronomia e também de outros setores, escolhendo seus espaços com desconto de 50% nas duas próximas semanas.
“A primeira janela de comercialização de estandes será exclusiva para os comerciantes da nossa cidade. Nesta segunda-feira, eles já poderão escolher os lugares antes de qualquer expositor de fora. Esta é uma maneira de incentivar a participação do público local e manter a renda no município”, disse o adjunto Deivid da Rosa. A venda de estandes será feita diretamente na Secretaria de Turismo, localizada na Av. Assis Brasil, em frente à Praça do Mar.
Marketing espontâneo
Outra novidade anunciada para este ano é que, ao invés das embaixatrizes, a divulgação da festa será feita por influenciadores digitais da região e estado. A Gata Prince, pet de Renan Requelme, influenciador com mais de 380 mil seguidores no Instagram, é a primeira parceria confirmada. Além de otimizar a gestão de recursos públicos, a proposta da Secretaria de Turismo é garantir mídia moderna e espontânea para o evento.
Programação para todos
Como nas edições anteriores, a 23a Festa do Pescador contará com dezenas de atividades paralelas, realizadas com demais secretarias municipais. Ao longo das próximas semanas, outras atrações serão divulgadas pela Prefeitura de Arroio do Sal. Nesta edição, o domingo será destinado para o público religioso e, pela primeira vez, uma missa católica será realizada no palco principal, ao ar livre. Confira a programação completa da 23ª edição da Festa do Pescador:
Confira a entrevista na íntegra:
Confira as datas dos shows:
Quarta-feira, 30/07 (Artistas locais)
19h – Abertura oficial com Banda Marcial de Tramandaí
Nosso site usa cookies e outras tecnologias para que nós e nossos parceiros possamos lembrar de você e entender como você usa o site. Ao continuar a navegação neste site será considerado como consentimento implícito à nossa política de privacidade.