Uma área de baixa pressão, que trouxe chuva para o Rio Grande do Sul neste sábado (28), deve se desenvolver em um ciclone extratropical no oceano no domingo (29), dando origem a uma nova frente fria, conforme previsão da Climatempo Meteorologia. Com isso, a previsão é de chuva intensa ao longo do domingo. O governo do Estado alerta para risco de novas enchentes.
A Climatempo destaca que, devido à persistência da chuva e aos acumulados elevados dos últimos dias, o cenário é de atenção, especialmente nas áreas mais vulneráveis. As regiões com maior risco são:
Missões
Noroeste
Centro-Norte
Região Metropolitana
Serra
Vales
Sul da Serra
Litoral Norte
Nas áreas mais ao sul do Estado, o tempo segue instável, com potencial para chuva forte, mas sem previsão de acumulados tão elevados quanto na metade Norte.
Além da chuva, o deslocamento e a formação do sistema devem provocar rajadas de vento sobre:
Metade sul do Estado
Região Metropolitana
Nordeste
Faixa litorânea
Em Porto Alegre, o domingo deve começar com chuva, que persiste ao longo do dia e pode ser forte em alguns momentos. O risco de transtornos permanece elevado na Capital, e o Guaíba pode ter novas elevações, prevê o Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS.
9,6 mil desabrigados
A previsão de chuva intensa chega pouco mais de uma semana após temporais que trouxe enchentes principalmente nas regiões dos Vales, Central e Metropolitana.
Segundo atualização da Defesa Civil estadual neste sábado, 9,6 mil pessoas continuam desabrigadas e 171 municípios relatam problemas em decorrência das chuvas. Cinco pessoas morreram e uma segue desaparecida.
Chuva de 80mm
Segundo a Climatempo, as 10 cidades com maior quantidade de chuva prevista ficam na Região Metropolitana e Vales. São elas:
Campo Bom, Vale do Sinos: 82.02 mm
Novo Hamburgo, Vale do Sinos: 82.02 mm
Portão, Vale do Sinos: 81.96 mm
Sapucaia do Sul, Região Metropolitana: 81.39 mm
São Leopoldo, Vale do Sinos: 81.39 mm
Gravataí, Região Metropolitana: 80.3 mm
Capela de Santana, Vale do Caí: 79.41 mm
Taquara, Vale do Paranhana - 77.77 mm
Ivoti, Vale do Sino: 76.45 mm
Dois Irmãos, Vale do Sinos: 73.8 mm