MENU
Porto Meridional: projeto do Corredor Centroleste é apresentado ao prefeito Luciano Pinto
Por Alexandre Ribeiro
Publicado em 03/07/2025 14:24
Arroio do Sal

Prevista para iniciar no próximo ano, a implantação do Porto Meridional em Arroio do Sal impulsionará os projetos de integração do empreendimento com outros eixos portuários do Brasil e continente. Em atuação estratégica, o prefeito Luciano Pinto e o secretário de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura, Luciano Costa, se reuniram nesta segunda-feira (30) com o sócio do empreendimento, Moisés Mury, e com a engenheira civil Dra. Sandra Stehling para discutir a relevância do projeto Corredor Centroleste para o desenvolvimento local. 

Incrementando a exportação, a iniciativa, intitulada de “Verdadeiro corredor no Atlântico para o Mercosul”, propõe a integração sistêmica e multimodal, conectando o Porto Meridional com portos no Espírito Santo, outros estados e na América Latina. Dra. Sandra, responsável pela coordenação de corredores de transporte e eixos bi-oceânicos no Brasil e na América do Sul (Brasil-Peru), apresentou sua proposta e se colocou à disposição para colaborar com o desenvolvimento econômico do município e do Rio Grande do Sul. Natural do Espírito Santo e com sólida trajetória nas áreas de logística, transporte e comércio exterior, a especialista defendeu que o Porto Meridional tem condições de suprir as atuais demandas do território gaúcho. 

“Sempre enxerguei o Rio Grande do Sul como um estado economicamente muito forte. Mas, ao chegar aqui, percebi que a logística está muito aquém. Nosso único porto em funcionamento tem um calado pequeno, enquanto o estado vizinho possui vários portos e, somente o Espírito Santo, tem 10”, afirmou a engenheira. Sandra Stehling já atuou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico capixaba e, atualmente, lidera dois importantes empreendimentos em São Francisco de Paula: o Dumondo, Complexo Automobilístico da Serra Gaúcha, e a construção de um aeroporto na localidade.

Prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto recebendo a engenheira civil Dra. Sandra Stehling. Foto: Thayson Machado/ASCOM PMAS

 

Durante o encontro, o prefeito se mostrou interessado no projeto apresentado e informou que tem atuado na articulação de investimentos em nível continental, por meio da União Parlamentar do Mercosul (UPM). “Temos consciência da magnitude deste empreendimento e da responsabilidade que o porto representa. Mas afirmo que estamos preparados para agir estrategicamente, antecipando os obstáculos que naturalmente irão surgir. Agradeço à doutora Sandra por contribuir com sua experiência. Com certeza, esta é uma forte possibilidade de parceria com o setor privado”, declarou.

 

Apoio político regional fortalece iniciativa

Em apoio ao desenvolvimento do Litoral Norte e à construção do Porto Meridional, também participaram do encontro os vereadores de Capão da Canoa Eduardo Dyon, Eduardo Lima e Alessandro Pereira, além do procurador da Câmara Municipal do município vizinho, Dr. Josué Medeiros. Os parlamentares oficializaram seu apoio ao empreendimento e se colocaram à disposição para colaborar com novas articulações políticas voltadas para o crescimento regional. A gestão de Luciano Pinto segue comprometida com a atração de novos investimentos e com a viabilização ordenada do Porto Meridional.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!