O presidente da Câmara de Vereadores de Arroio do Sal, vereador Matheus Coelho Ribeiro (Republicanos), utilizou a tribuna na noite desta segunda-feira, 14 de julho, para fazer uma defesa do Porto Meridional de Arroio do Sal.
Ribeiro inicialmente falou que o Porto é diferente dos modelos antigos. “ Não teremos a figura típica do estivador que carregava sacos nas costas. Hoje o modelo é digital e computadorizado, uma forma inovadora e tecnológica de carregamento e descarregamento de cargas. Talvez algumas pessoas falem mal do porto por não conhecer a realidade e entendemos isto.” Disse.
O presidente salientou a posição de dois deputados de partidos de esquerda, oriundos da Zona Sul do Estado e que estão se mostrando contrários ao porto de Arroio do Sal. “ O que eles querem é buscar votos em Rio Grande e querem intervenção judicial no projeto do porto. Eles sequer conhecem o litoral Norte e o projeto. Estamos combatendo estas posições e estaremos trazendo, em 1º de agosto, um grande simpósio que será mediado pela jornalista Giane Guerra e teremos a participação da indústria metal mecânica da Serra gaúcha, da DTA Engenharia, Fiergs, Farsul, Mobi e Acic de Caxias do Sul, prefeitos e vereadores da região. Este será um espaço fundamental para discutir os efeitos e oportunidades trazidas por este grande empreendimento. Também vamos seguir avaliando o plano diretor.” Disse o presidente.
Matheus informou que já foram adquiridas áreas próximas a Lagoa da Itapeva para a construção de vias de escoamento do porto. “ Estamos trabalhando na questão da segurança no futuro e o município está fazendo a lição de casa para a instalação do futuro porto em Arroio do Sal. Precisamos que o governo do Estado faça sua parte também melhorando a infraestrutura, saúde, etc.” Disse Ribeiro.