O Grêmio lutou, fez gol, colocou bola na trave, mas está fora da Copa Sul-Americana. Na noite desta quarta-feira, na Arena, o Tricolor empatou com o Alianza Lima por 1 a 1, pelo duelo de volta dos playoffs. Como perdeu na ida por 2 a 0, no Peru, os gaúchos deram adeus ao torneio continental. Gustavo Martins fez o tento gremista, Barcos anotou na lei do ex para os peruanos. Sobrou o Brasileirão. No sábado, em São Paulo, o adversário é o Palmeiras.
Como indicou após o empate com o Vasco, Mano Menezes colocou uma equipe mais ofensiva em campo. Surpresa da escalação, Riquelme começou buscando o jogo, tentando levar a equipe ao ataque. Com mais de 46 mil torcedores, o Grêmio foi para frente e pressionou nos minutos iniciais. Porém, não chegou nem perto de levar perigo ao goleiro Viscarra, que foi um mero espectador dentro de campo na etapa inicial.
Aos poucos, a pressão inicial foi controlada pelo Alianza Lima, que passou a trocar passes e controlar a partida. Com boa posse no meio-campo, os peruanos se assanharam e passaram e rondar a área tricolor. Aos 24, Castillo recebeu pela ponta esquerda e cruzou para Guerrero finalizar de primeira, obrigando ótima defesa de Volpi. A arbitragem, entretanto, marcou saída de bola antes do cruzamento.
Com muitas ligações diretas para os pontas, o Grêmio seguiu com dificuldade de trabalhar a bola pelo chão. Sendo assim, a bola aérea passou a ser uma alternativa. Aos 38, após levantamento de Marlon, Braithwaite finalizou mascado, e o goleiro peruano ficou com a bola. Sempre perigoso, o Alianza escapou em velocidade pela meia esquerda com Quevedo, que chutou por cima da meta de Volpi.
Precisando de pelo menos dois gols, Mano voltou do intervalo com André Henrique no lugar de Cristian Olivera. O Tricolor pressionou nos primeiros minutos. Aos 2, Riquelme pedalou contra a marcação, mas pecou na hora da finalização. Aos 10, Marlon cobrou escanteio da esquerda e Gustavo Martins desviou para o fundo das redes: 1 a 0. Explosão na Arena, e o ambiente passou a ser de maior pressão.
Apoiado pela torcida, o Grêmio se lançou ao ataque. Braithwaite recebeu pela esquerda dentro da área e cruzou direto no gol. Viscarra se esticou todo e colocou pela linha de fundo. Com o time mais exposto, sobravam espaços na defesa. Aos 21, Quevedo recebeu em profundidade e bateu cruzado para grande defesa de Volpi.
Aos 29, André Henrique recebeu passe de Alysson e chutou na trave direita de Viscarra. Marlon também tentou, mas a finalização passou por cima da meta. Em escapadas, os peruanos seguiam sendo perigosos, mas sem o mesmo ímpeto de outrora. Braithwaite perdeu chance incrível, parando em defesaça de Viscarra. André Henrique também desperdiçou grande chance.
No último lance da partida, Barcos foi acionado nas costas da zaga. Com categoria, ele encobriu Volpi e correu para o abraço com o 1 a 1.