Será realizado nesta sexta-feira, 25 de julho, a Assembleia Inicial da Consulta Popular 2025-2026 do Corede Litoral no Auditório Felipe Tiago Gomes da Unicnec localizado na rua Vinte e Quatro de Maio, 141, Centro, a partir das 10h.
As Assembleias Iniciais são uma das primeiras etapas do processo participativo da Consulta Popular. Nesses encontros, o governo do Estado apresenta a metodologia da edição atual, enquanto os Coredes compartilham seus Planos Estratégicos de Desenvolvimento, que servem como base para a definição das prioridades regionais.
Conforme o presidente do Corede Litoral, Carlos Eduardo Martinez, nesta primeira Assembleia, integrantes do governo do Estado estarão em Osório informando as diretrizes da Consulta Popular 2025.
Martinez salientou que o valor destinado para o litoral Norte é de R$ 2,4 milhões que deve ser divido conforme a quantidade de propostas contempladas definidas nas assembleias posteriores. “ A votação da Consulta Popular deverá acontece de 6 a 10 de outubro e antes disto acontecem assembleias micro regionais e em setembro a assembleia geral anterior a votação.
E está aberto o período de envio de propostas através do Portal da Consulta Popular. As propostas podem ser enviadas até 10 de agosto por qualquer brasileiro ou estrangeiro em situação regular no País, ser residente e eleitor no Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, é necessário efetuar seu cadastro no Portal da Consulta Popular.
As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas temáticas: reconstrução, agricultura, turismo, justiça e direitos humanos, meio ambiente, cultura, desenvolvimento rural, transportes, esporte e lazer, desenvolvimento econômico, inovação ciência e tecnologia, trabalho e desenvolvimento profissional, desenvolvimento social, habitação, e desenvolvimento urbano.