Arroio do Sal é o primeiro município do Litoral Norte a disponibilizar na rede pública uma plataforma de aprendizagem Vortex VR, voltada exclusivamente para educação especial. Investindo em tecnologia de última geração para o desenvolvimento integral de alunos neurodivergentes, as escolas de ensino fundamental foram contempladas pela Secretaria de Educação com os aparelhos da marca, uma espécie de óculos de realidade virtual.
A entrega simbólica de 12 unidades foi realizada na tarde desta quinta-feira (7), na Câmara Municipal de Vereadores, para professores incluídos na rede AEE (Atendimento de Educação Especial) do município. O ato aconteceu após uma formação, onde os servidores aprenderam mais sobre o aparelho tecnológico e como manuseá-lo. A capacitação e a entrega contaram com a presença dos desenvolvedores da solução, os doutores Gabriel Levrini e Cristian Poeta, do secretário Jáder Medeiros, da secretária adjunta, Iara Shally, e do vice-prefeito, Valdir Cenci.
O secretário afirma que as cinco escolas de ensino fundamental da cidade adquiriram dois aparelhos cada: Aracy Gomes Valim, Professor Dietschi, Governador Leonel Brizola, Professor Raimundo Fernandes de Oliveira e Santos Salvador de Mello. “Somos o primeiro município do Litoral Norte e um dos primeiros do Estado a oferecer uma tecnologia deste nível na rede pública. Gratuitamente, estamos entregando o que existe de mais moderno para crianças neurodivergentes e para a educação especial”, afirmou o secretário.
Vortex: o que é e como funciona?
Desenvolvida por dois doutores gaúchos, a plataforma Vortex é exclusiva para a área de saúde e auxilia crianças e jovens com necessidades especiais por meio de terapias imersivas e tecnológicas. Gabriel Levrini explica que, ao usar o aparelho, a criança terá acesso – como em uma tela – a mais de 60 atividades pedagógicas, voltadas ao ensino fundamental. “Essa plataforma é a primeira e a única do Brasil, sendo exclusiva para a área da saúde. Então, atende autistas, portadores de síndrome de Down e outras condições do neurodesenvolvimento”, explicou Gabriel Levrini.
Entre as habilidades estimuladas pela plataforma estão: atenção sustentada, seletiva e dividida; controle inibitório e autorregulação emocional; organização e planejamento; processamento auditivo, fonológico e de leitura; além de raciocínio lógico, memória operacional, coordenação motora e desenvolvimento acadêmico. Ainda, o sistema oferece suporte direto para profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição, fortalecendo o trabalho multidisciplinar nas escolas.
Representando Luciano Pinto na formação, o vice-prefeito conversou com os representantes da Vortex e os parabenizou pela iniciativa. Em sua fala, destacou aos professores o empenho da gestão em tornar o município mais inclusivo. “A nossa educação já progrediu muito em pouco tempo. O objetivo é, cada vez mais, garantir a qualidade de estudo para todas as nossas crianças. Trazer o que existe de mais novo e buscar pela atualização é essencial”, frisou o vice-prefeito. As novas aquisições já foram levadas para as escolas e, nas próximas semanas, o dr. Cristian Poeta fará uma visita às instituições para acompanhar a adaptação de professores e alunos.
Comprometimento com a educação especial
Arroio do Sal tem, atualmente, mais de 100 crianças neurodivergentes cadastradas na rede municipal. Após ter conhecimento desses números, a Secretaria de Educação passou a contar com o apoio da pedagoga e responsável pelo AEE, Renata de Oliveira, e a investir em novos recursos para a educação especial. “Com o Vortex, estamos aumentando o patamar do nosso ensino. Afinal, quais municípios hoje contam com essa tecnologia? Poucos. Por isso, aproveitem e façam bom uso”, disse Renata no evento.
Em sua fala, a secretária adjunta Iara deixou claro que a educação especial e inclusiva é uma das prioridades da Secretaria de Educação na atualidade. “Estamos muito preocupados com a questão da inclusão. Em relação à nossa população, o número de crianças neurodivergentes na rede municipal é bastante grande. Não podemos estar despreparados. Esse aparelho vai ajudar muito vocês neste processo, sendo mais um apoio para professores e a comunidade escolar”, disse Iara.