O Rio Grande do Sul está prestes a viver um momento histórico na mobilidade e no turismo. Dois projetos ferroviários de grande porte começam a se desenhar, com potencial para transformar a conexão entre a Serra Gaúcha, a Capital e o Litoral Norte, e colocar o Estado na rota de um transporte moderno, sustentável e integrado.
De um lado, o Trem Regional da Serra Gaúcha, apresentado recentemente em Arroio do Sal, propõe criar duas novas ligações férreas:
•Trem Intermunicipal Serra–Litoral: conectará São Francisco de Paula diretamente ao futuro Porto Meridional, em Arroio do Sal. Essa linha será estratégica para escoar cargas e fomentar o turismo, aproximando a Serra do Litoral Norte em uma viagem rápida e confortável.
•Trem Intermunicipal Porto Alegre–Torres: ampliará as opções de transporte entre a Região Metropolitana e o Litoral Norte, fortalecendo o turismo de praia e criando novas oportunidades econômicas ao longo do trajeto.
A proposta surge junto à expectativa em torno do Porto Meridional, que, mesmo antes de começar as obras, já é visto como um motor de desenvolvimento para toda a região. Com as conexões ferroviárias, a tendência é que o Litoral Norte se consolide como um polo logístico e turístico, recebendo mais visitantes e facilitando o transporte de mercadorias.
Paralelamente, o governo estadual autorizou a implantação do trem de passageiros entre Porto Alegre e Gramado, um projeto inédito no país por permitir a operação privada de uma ferrovia estadual. A iniciativa, que será tocada pela empresa SulTrens, prevê:
•Ligação direta entre Porto Alegre e Gramado em cerca de 1 hora;
•Trajeto passando por 19 municípios e com área de influência em outros três, totalizando 22 cidades;
•Investimento de R$ 4,5 bilhões totalmente privado;
•Criação estimada de mais de 22 mil empregos diretos e indiretos durante a obra e operação;
•Modal híbrido (eletricidade e diesel) para reduzir emissão de CO₂ e aumentar a segurança nas viagens.
As estações ficarão próximas ao Aeroporto Salgado Filho, na Capital, e na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela. O projeto inclui 27 cruzamentos rodoferroviários, 15 pontes e viadutos — incluindo uma sobre a Freeway — e nove túneis.
Mais do que encurtar distâncias, esses empreendimentos indicam um redesenho da mobilidade no Estado. Com a integração entre Serra, Capital e Litoral, moradores e turistas terão mais opções de deslocamento rápido e seguro, enquanto as economias regionais tendem a se fortalecer.
No caso do Litoral Norte, a combinação do Porto Meridional com a futura ligação ferroviária Serra–Litoral e o trem Porto Alegre–Torres pode mudar o cenário logístico e turístico da região, abrindo caminho para investimentos, valorização imobiliária e geração de empregos.
Se confirmados nos prazos previstos, os trens poderão entrar para a história como símbolos de um novo tempo para o Rio Grande do Sul — um Estado mais conectado, competitivo e atrativo para negócios e turismo.