Acompanhando o Dia do Educador Especial e o Dia do Supervisor Escolar, ambos celebrados no dia 22 de agosto, a Prefeitura de Arroio do Sal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu mais uma formação continuada com foco na educação inclusiva do município. A atividade desta sexta-feira (22) contou com palestras e workshop ministrados pela doutora Karla Wunder, pesquisadora e especialista em Educação Inclusiva, em evento realizado na Câmara Municipal de Vereadores.
Confirmando o compromisso com a temática, Arroio do Sal é o primeiro município do Litoral Norte a aderir à tecnologia Vortex VR, plataforma de realidade virtual voltada para o desenvolvimento pedagógico e terapêutico de crianças e jovens com necessidades especiais. A novidade foi incluída na programação desta formação, representando um investimento do município na inovação educacional. Além dos professores da rede municipal, participaram da formação os doutores Gabriel Levrini e Cristian Poeta, sócios da Vortex, o secretário de Educação Jáder Medeiros e o prefeito Luciano Pinto.
Na parte da manhã, os professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) de Arroio do Sal acompanharam palestras teóricas que abordaram o planejamento pedagógico, a relação dos profissionais com alunos neurodivergentes e o uso de tecnologias imersivas no processo de aprendizagem. À tarde, foi o momento dos profissionais realizarem um treinamento sobre os óculos de realidade virtual, adquiridos por todas as escolas municipais. Atualmente, os professores vêm trabalhando no mapeamento das habilidades e dificuldades de seus alunos, com o objetivo de personalizar a aprendizagem por meio da plataforma Vortex.
A doutora Karla explicou que esse mapeamento é essencial para transformar os óculos em um aparelho que possibilita mais do que o contato com jogos. “O mapeamento é essencial para que professores possam, depois, usar os óculos de forma mais assertiva, alavancando o processo de aprendizagem. As crianças especiais têm ‘entradas’ para a aprendizagem diferentes. São caminhos muito específicos e, se o professor não acessar corretamente, ela não terá prazer ao aprender. Só se aprende quando se tem prazer”, explicou a especialista.
O prefeito Luciano Pinto prestigiou o evento e destacou a importância de investir em tecnologias e inovações para o aprimoramento da educação inclusiva. “Essa ferramenta é uma possibilidade de conhecimento e aprendizado para as crianças especiais, de modo que o aluno seja contagiado e tenha vontade de aprender. Na educação formal, muitas vezes, os alunos não têm motivação. Hoje, muitas crianças já chegam com conhecimento maior que o mestre no aspecto da tecnologia. Mas, ao mesmo tempo, sei que os nossos professores municipais estão buscando se capacitar e aperfeiçoar esse conhecimento, aprimorando o AEE”, disse.
Mais detalhes sobre o Vortex VR
Com foco em crianças e adolescentes com necessidades especiais, o Vortex VR é um aparelho de realidade virtual voltado à área da saúde e que oportuniza experiências imersivas. Conforme Gabriel Levrini, ao usar o aparelho, a criança neurodivergente tem acesso a mais de 60 atividades pedagógicas voltadas ao aprendizado no ensino fundamental. Entre as habilidades estimuladas pela plataforma estão: atenção sustentada, seletiva e dividida; controle inibitório e autorregulação emocional; organização e planejamento; processamento auditivo, fonológico e de leitura; raciocínio lógico; memória operacional; coordenação motora e desenvolvimento acadêmico.
Além de favorecer o aprendizado dos estudantes, a tecnologia apoia diretamente o trabalho de profissionais das áreas de psicologia, pedagogia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição, fortalecendo a atuação multidisciplinar nas escolas. Os óculos de realidade virtual já foram oficialmente entregues e estão sendo inseridos no cotidiano das escolas públicas de Arroio do Sal. A proposta do secretário Jáder Medeiros é, dentro dos próximos meses, avaliar com professores e famílias atípicas a evolução da aprendizagem das crianças a partir deste investimento.