O desenvolvimento urbano organizado de Arroio do Sal é prioridade na gestão de Luciano Pinto. Nesta quarta-feira (27), as obras de saneamento básico voltaram a ser tratadas com a presidência da Corsan, em reunião realizada em Porto Alegre. O prefeito Luciano entregou um ofício para a presidente Samanta Takimi, solicitando a antecipação do cronograma para execução de rede de esgoto e tratamento de água.
A proposta é iniciar as obras no primeiro semestre do próximo ano. Viabilizar o saneamento básico o quanto antes será necessário para comportar o desenvolvimento que impactará a cidade com a construção do Porto Meridional e novos investimentos locais.
O prefeito Luciano Pinto explica que as etapas do projeto foram analisadas e que o encontro foi positivo. "A Corsan está disposta a acelerar as obras, dentro daquilo que, evidentemente, é possível. Aproveitei a oportunidade para citar o prejuízo incalculável que tivemos por não termos esgoto, com o período entre 2017 e 2024 de embargos", disse o prefeito.
O objetivo da administração pública é verticalizar o desenvolvimento urbano de Arroio do Sal, propondo novos edifícios, conforme o que prevê e permite o Plano Diretor do município. Em seu outro mandato, Luciano Pinto já havia assinado contrato com a Corsan para fornecer água tratada para a região norte da cidade.
"Com as obras, queremos que esse índice chegue a 94% do município. Há muitos bairros que ainda não têm água tratada. Outro tópico solicitado foi que a Corsan já coloque as tubulações cabíveis, evitando que seja necessário refazer serviços posteriormente", completou.
Em junho, a antecipação das obras já havia sido cobrada pelo prefeito Luciano junto ao superintendente regional da Corsan, Luciano Brandão. Na próxima semana, uma nova reunião será realizada na Prefeitura Municipal para definição do cronograma do projeto.