Arroio do Sal e o Rio Grande do Sul se fortalecem no cenário internacional ao debaterem o desenvolvimento econômico, logístico e turístico por meio do projeto do Porto Meridional. Nesta quinta-feira (28) uma comitiva do Chile foi recebida em Porto Alegre pela UPM (União Parlamentar do Mercosul) e o prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto. Composta por parlamentares e empresários chilenos, a delegação visitou o país para conhecer mais sobre o empreendimento portuário e o corredor logístico Rota Bioceânica Sul (Rota 5).
A agenda na capital incluiu reuniões com representantes do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Fiergs (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul). Os secretários de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura, Luciano Costa; de Meio Ambiente, Adauri Cabral; o diretor jurídico do Porto Meridional, André Luiz Torriani Busnello; e o diretor de Desenvolvimento de Negócios da DTA Engenharia, Daniel Kohl, também acompanharam as agendas.
A primeira reunião foi realizada com o vice-governador Gabriel Souza e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Leandro Evaldt, que reforçaram a importância do Porto Meridional para o desenvolvimento econômico e a competitividade do Estado na América Latina. Logo depois, uma reunião extraordinária foi realizada pela Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais, no Palácio Farroupilha – Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Presidido pela deputada estadual Adriana Lara, o encontro contou ainda com a participação do presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional, deputado Issur Koh e demais lideranças políticas que compõem a comissão brasileira. Em sua fala, o prefeito Luciano afirmou o grande potencial dos articuladores chilenos. “O Chile é um grande exportador e, hoje, se mostra muito receptivo ao permitir o debate e demonstrar disposição para apoiar o Corredor Bioceânico em nossa região. Cabe a nós, lideranças gaúchas e brasileiras, possibilitar que o desenvolvimento chegue até nossa terra. Agradeço a visita desta delegação amiga”, disse Luciano.
Durante a reunião extraordinária, o senador do Chile, Ulisses Carabante, declarou que busca ampliar as alianças políticas dentro do Mercosul. “O Brasil é um país muito pujante, industrializado, podendo ser um grande aliado da nossa região do Atacama. Devemos romper o centralismo de conectividade entre Chile e Argentina, alcançando novas integrações na América do Sul”, declarou o senador.
Fiergs reforça apoio ao Porto
Recentemente, o governador do Estado Eduardo Leite decretou que o Porto Meridional de Arroio do Sal é de utilidade pública, em virtude dos impactos positivos e econômicos que irá trazer para o estado. Em reunião realizada à tarde, a presidência da Fiergs também declarou apoio à construção do empreendimento, visando a ampliação da competitividade do Rio Grande do Sul. Além do presidente Claudio Bier, estiveram presentes o diretor de articulação da UPM, Flávio Manoel Alves Monteiro, e demais lideranças empresariais.
Bier parabenizou o prefeito Luciano pelas articulações frente à UPM e Arroio do Sal por protagonizar o novo cenário de oportunidades em investimentos. “Essa é uma iniciativa transformadora para nosso estado. O Porto Meridional servirá de integração para as nações e o desenvolvimento do Mercosul, favorecendo o ciclo do desenvolvimento social e econômico", afirmou Bier.
Comitiva visitará Arroio do Sal
Arroio do Sal sediará um novo encontro com a comitiva do Chile nesta sexta-feira (29). O projeto do Porto Meridional será apresentado oficialmente para o grupo na Câmara Municipal de Vereadores. Após esta agenda, a delegação visitará o local onde o empreendimento portuário será construído e outros pontos turísticos do município, como o Farol de Arroio do Sal e o Parque Natural Municipal Tupancy.
O objetivo da agenda também é trazer mais detalhes sobre o Corredor Bioceânico Sul. Também conhecido como Rota 5, essa é uma iniciativa logística que conecta o Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, criando um caminho estratégico para o transporte de cargas entre o Oceano Atlântico e o Pacífico. A proposta encurta distâncias, reduz custos logísticos e fortalece a integração econômica entre os países. Com a construção do Porto Meridional, previsto para operar em 2028, Arroio do Sal será ponto estratégico neste processo.