MENU
Setembro Amarelo: comunidade de Arroio do Sal participa de ações de prevenção e cuidado da saúde mental
Por Redação Tupancy
Publicado em 22/09/2025 09:26
Arroio do Sal
Foto: Divulgação / ASCOM PMAS

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e promoção da saúde mental, a Prefeitura de Arroio do Sal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu ações de conscientização entre a comunidade. Nesta quinta-feira (18), as equipes das unidades do Balneário Atlântico, pela manhã, e de Rondinha, à tarde, realizaram palestras com os moradores locais, fornecendo orientações e uma roda de conversa.

Ao longo do mês, cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) organizou sua programação própria, envolvendo os moradores dos bairros em atividades voltadas à saúde emocional e ao fortalecimento da rede de apoio. Segundo a coordenadora dos ESFs de Arroio do Sal, Daíse Santos, a secretaria vem estruturando grupos de apoio voltados à ansiedade e ao luto.

“Já criamos o grupo de ansiedade e agora estamos implantando o de luto. Este é um espaço de acolhimento, que tem como dinâmica a troca de experiências entre os participantes, mas também com o suporte da rede municipal”, destacou a coordenadora. A iniciativa é uma estratégia integrada da Atenção Primária de Saúde (APS) e do AMENT (Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental), garantindo acompanhamento técnico e apoio contínuo aos participantes.

 

Valorização da vida e fortalecimento da rede de apoio

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional criada em 2015 com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção ao suicídio por meio da valorização da vida e da promoção de bem-estar e saúde mental. A abertura das ações no Balneário Atlântico foi realizada pelo secretário adjunto de Saúde, Toninho da Silveira, que reforçou a importância da proximidade entre a rede municipal e a população.

“É fundamental que a comunidade saiba que não está sozinha nesses momentos difíceis. A Secretaria de Saúde tem trabalhado para oferecer acolhimento e escuta, capacitando as nossas equipes integradas para garantir a saúde e a defesa da vida em nossa cidade”, afirma. Se você ou alguém do seu convívio está precisando de ajuda, procure o ESF de referência!

A equipe estará preparada para indicar o atendimento adequado. Mais informações e orientações também podem ser obtidas pelo contato da Secretaria Municipal da Saúde: (51) 3687-3516.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!