Arroio do Sal se prepara para receber a 15ª Feira do Livro com uma novidade que promete incentivar ainda mais o hábito da leitura na cidade. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes, Juventude e Cultura, lança oficialmente o projeto “Te Liga na Leitura”. A iniciativa busca arrecadar livros doados para disponibilizar para a comunidade em casinhas de orelhão restauradas e transformadas em espaços de leitura, batizadas de “orelhotecas”.
Os orelhões em desuso foram revitalizados pela equipe da Secretaria de Turismo, e pintados com as artes de Douglas Machado. As orelhotecas estarão distribuídas em seis pontos diferentes do Centro da cidade. Através desta iniciativa, qualquer pessoa poderá levar um livro para ler e também deixar outro, fortalecendo a troca de conhecimento e o acesso à literatura de forma gratuita.
Segundo Édria Melo, coordenadora de Cultura, a campanha tem como proposta transformar a cidade em um grande espaço de leitura e troca de histórias. “Já estamos no clima da Feira do Livro construindo uma Arroio do Sal mais leitora, participativa e inspiradora para nossas crianças. Convidamos toda a comunidade a contribuir com livros novos ou usados. Duas "orelhotecas" estão na Praça da Emancipação e as outras quatro na Av. Assis Brasil”, explica.
São pontos de doações de livros:
-
Secretaria de Turismo (Av. Assis Brasil, Antiga Câmara de Vereadores)
-
Secretaria de Cidadania (Av. Assis Brasil, n° 859)
-
Prefeitura Municipal de Arroio do Sal (Rua Alegrete, nº 111)
O secretário de Turismo, Luciano Costa, explica que o projeto também é uma iniciativa sustentável de reaproveito de materiais. "Os orelhões são, literalmente, lixo que conseguimos transformar e reutilizar em benefício da comunidade", afirma. Com diversas ações literárias e culturais, a Feira do Livro 2025 será realizada de 12 a 16 de novembro, na Praça da Emancipação. Confira a programação completa no site da Prefeitura Municipal de Arroio do Sal.