A Corsan instalou na manhã desta sexta-feira(7), dois geradores de energia elétrica na estação de tratamento de água e na captação, em Torres, para assegurar o fornecimento de água aos mais de 43 mil habitantes do município e visitantes. Com indício de oscilação no sistema nas primeiras horas da manhã, a utilização dos equipamentos é uma medida preventiva devido à previsão de tempestade severa para as próximas 24 horas. O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) aponta alerta vermelho para o Litoral Norte, com ventos costeiros e grandes alagamentos devido ao volume das chuvas.
Alan Pedra, gerente de Operações no Litoral Norte destaca que a Corsan está preparada para atender as demandas com equipe técnica atuando durante 24 horas e uso de geradores nos demais 16 municípios atendidos pela Companhia na região, se necessário. “O sistema de distribuição de água pode ser reativado em poucos minutos, após a instalação dos geradores, se não houver falha elétrica causada pela falta de energia”, explica Alan.
“As máquinas nos permitem agir com rapidez e eficiência para assegurar a qualidade dos serviços, diante de fatores que fogem do controle, como a falta de fornecimento de energia elétrica e os eventos climáticos”, afirma o coordenador de Operações da Corsan em Torres, Rodrigo Lupim. Ele ressalta que as manutenções preventivas realizadas periodicamente também fazem parte do controle de qualidade dos sistemas e serviços prestados pela Corsan.
Geradores foram utilizados em outros dois eventos climáticos deste ano
Um total de 18 geradores de energia elétrica foram locados e instalados pela Corsan no Litoral Norte, no final do mês de julho, com investimento de mais de R$ 500 mil. Naquele período a região foi atingida por um ciclone extratropical. Os aparelhos foram destinados para Mostardas, Tavares, Capivari do Sul, Palmares do Sul, Cidreira, Balneário Pinhal, Osório, Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Arroio do Sal e Santo Antônio da Patrulha.
O uso dos geradores possibilitou a captação de água, o tratamento e a distribuição para mais de 300 mil residências e comércios durante a falta de energia elétrica na região.
A medida também foi adotada em fevereiro deste ano, em Tramandaí e Imbé, durante o temporal que atingiu os dois municípios. Dois geradores de energia elétrica ficaram ligados por mais de 24 horas nos sistemas de captação e tratamento, até a retomada do fornecimento de energia pela concessionária. Na ocasião, as duas máquinas garantiram o acesso à água tratada aos mais de 80 mil habitantes das duas cidades e aos veranistas.