MENU
Operação Verão Total 2025/2026 começa nesta segunda-feira com 930 guarda-vidas em praias e balneários
Por Redação Tupancy
Publicado em 30/11/2025 22:18
Litoral Norte
Foto: Divulgação

A partir desta segunda-feira (1º), veranistas e turistas no Rio Grande do Sul contarão com a proteção de guarda-vidas, no Litoral Norte e Sul, além dos balneários de água doce do Estado. Instituída por decreto do governador Eduardo Leite, a Operação Verão Total 2025/2026 terá a atuação de 930 servidores em grupo formados por civis, bombeiros e policiais militares.

A ação tem como objetivo reforçar a segurança dos banhistas durante a temporada, marcada pelo aumento do fluxo de veranistas após o encerramento do ano letivo e a proximidade das festas de fim de ano.

Nesta temporada, todas as praias do Litoral Norte e quatro no Cassino e São José do Norte, no Litoral Sul, contarão também com o reforço de motos aquáticas e quadriciclos, permitindo aos guarda-vidas a mobilidade e a capacidade de leitura constante sobre o movimento dos banhistas e a identificação de locais de maior risco.

Na semana passada, foi realizada a formatura de 72 novos guarda-vidas civis temporários. Durante o curso, os profissionais foram capacitados para o atendimento pré-hospitalar em ambiente aquático, procedimentos operacionais, técnicas de salvamento e resgate aquático, graus de afogamento, condicionamento físico específico, natação utilitária e prevenção ao afogamento.

Além deles, outros 216 guarda-vidas civis que já atuaram em temporadas anteriores foram recertificados. Também serão integrados à força-tarefa bombeiros militares e policiais militares, os quais receberam treinamento para atuar na função.

 

Estratégias de prevenção

As equipes de salvamento estarão atentas a locais como áreas de mar aberto, regiões próximas a desembocaduras, barras e canais. Para isso, houve um planejamento detalhado para ampliar as estratégias de prevenção, sinalização e orientação ao público.

A distribuição do efetivo em cada praia e balneário leva em conta o número de banhistas, o fluxo do público, o histórico de ocorrências e a densidade demográfica da área, garantindo um emprego mais eficiente e seguro dos recursos disponíveis.

Na temporada passada, foram registrados 904 salvamentos, sendo 769 no Litoral Norte, 59 no Litoral Sul e 76 em águas internas.

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!