MENU
Plano Verão da CEEE Equatorial tem investimento de R$ 70 milhões para reforço da rede de distribuição no Litoral
Por Redação Tupancy
Publicado em 05/12/2025 10:01
Litoral Norte
Foto: Divulgação / CEEE Equatorial

Com a aproximação da temporada de verão, quando o Litoral gaúcho volta a receber milhares de turistas do Estado e de países vizinhos, a CEEE Equatorial apresentou, em coletiva de imprensa híbrida realizada nesta quinta-feira (4), o Plano Verão 2025–2026. A iniciativa reúne um conjunto de obras estruturantes, reforço operacional e ações preventivas de manutenção para garantir um fornecimento de energia mais seguro, estável e preparado para o aumento expressivo da demanda.

Com um investimento total de R$70 milhões, o plano contempla ampliações de capacidade, modernização de subestações, construção de alimentadores, instalação de novos equipamentos automatizados e melhorias em redes de média e baixa tensão. As iniciativas são direcionadas às áreas que registram maior crescimento populacional durante os meses de verão, tanto no Litoral Norte quanto no Litoral Sul.

“O verão exige um sistema elétrico preparado, moderno e capaz de atender  e responder rapidamente às demandas. Este plano faz parte de um ciclo contínuo de investimentos estruturantes que estamos fazendo para elevar o padrão de qualidade do fornecimento no litoral gaúcho”, afirma o presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera. “Com planejamento antecipado e tecnologia, estamos entregando uma rede mais resiliente e confiável para moradores e veranistas”, reforça.

 

Reforço nas subestações e na infraestrutura litorânea

Entre as iniciativas previstas, o Plano Verão 2025–2026 aprofunda melhorias em subestações estratégicas do Litoral Norte e Sul, ampliando a capacidade do sistema para o período de maior demanda.

Um dos destaques é a operação da subestação móvel instalada em Xangri-Lá, que adiciona 30 MVA de carga ao sistema elétrico litorâneo, durante o verão. Com isso, ela beneficia diretamente Atlântida e Capão da Canoa, dois dos balneários com maior crescimento populacional durante o verão. A estrutura funciona como uma reserva técnica de grande porte, capaz de aumentar imediatamente a disponibilidade de energia e reduzir o risco de sobrecargas.

O plano prevê, ainda, a instalação de novos religadores automáticos, equipamentos que ligam automaticamente a rede elétrica para restabelecer a energia quando ocorre uma falha temporária. Eles evitam o envio de uma equipe ao local de uma ocorrência, retomando o fornecimento mais rapidamente e tornando a recomposição muito mais ágil.

Ainda estão previstas melhorias nas subestações Capão Novo, Osório e Rio Grande, incluindo modernização interna e aumento de capacidade. Especificamente na subestação de Tramandaí, será instalado um transformador que aumentará a capacidade de carga em 20 por cento. Essas intervenções tornam a rede mais estável, reduzem oscilações e elevam a confiabilidade do fornecimento no período de maior circulação no litoral.

 

Força-tarefa em andamento

As ações de preparação para o verão incluem uma força-tarefa iniciada ainda em outubro, que já executou 24,3 mil correções de defeitos na infraestrutura de distribuição e 13,7 mil manejos de vegetação próximos à rede (podas), além de 160 hectares de limpeza de faixa e a instalação de 117 novos religadores automatizados. Ao todo, são mais de 38 mil intervenções técnicas em andamento para reforçar a rede de distribuição no Litoral.

Além disso, até dezembro de 2025 será concluída a substituição de mais de 2 mil postes de madeira por estruturas de concreto, reforçando a resiliência da rede elétrica, especialmente em áreas mais sensíveis a ventos fortes, chuvas intensas e ao aumento de carga característico da temporada de verão.

A iniciativa contempla ainda a lavagem das subestações  e redes elétricas do Litoral contra os efeitos da maresia — processo já realizado em unidades e redes de transmissão em Capão da Canoa, Torres, Arroio do Sal, Tramandaí, Palmares do Sul (Lagoa do Quintão), Osório e Balneário Pinhal.

“Essa manutenção é fundamental para garantir desempenho durante a temporada. A maresia acelera a corrosão dos equipamentos, e a lavagem com água desmineralizada aumenta a vida útil dos ativos e reduz riscos de falhas”, destaca Barbanera. “É um trabalho contínuo, preventivo e decisivo para oferecer um verão com mais segurança elétrica”, acrescenta.

A limpeza dos isoladores e componentes evita faíscas, choques elétricos e o desarme automático do sistema, contribuindo diretamente para a continuidade do fornecimento ao cliente.

 

Atendimento ao cliente

Para ampliar a disponibilidade de serviços e garantir mais agilidade nas demandas da população durante a temporada de verão, a CEEE Equatorial adotou um conjunto de medidas voltadas ao reforço do atendimento presencial e das equipes de campo. Entre as ações, destacam-se a abertura das agências aos sábados, das 8h às 12h, e a ampliação das posições de atendimento nas unidades do Litoral Norte.

A companhia também intensificou as equipes responsáveis por corte e religação e passou a atender, aos sábados, às solicitações de religação de urgência feitas após as 18h de sexta-feira e ao longo da manhã de sábado. Além disso, estão sendo realizadas ações de orientação junto às prefeituras sobre instalações temporárias de carga para iluminações decorativas e processos de ligações provisórias — garantindo maior segurança e previsibilidade no consumo de energia durante o período.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!