MENU
Dez municípios reportam danos após temporais influenciados por ciclone no interior do RS
Região da Serra foi a mais atingida segundo a Defesa Civil
Por Redação Tupancy
Publicado em 09/12/2025 08:41
RS
Construções foram danificadas, principalmente tetos e telhados Foto : Evaldo Gomes / Divulgação CP

Pelo menos 10 municípios reportaram danos à Defesa Civil Estadual na noite desta segunda-feira(8), em razão da passagem de temporais com vendaval no interior do Rio Grande do Sul. A maioria dos municípios fica na região da Serra Gaúcha. Até o momento não há registro de vítimas. As piores situações são em Flores da Cunha e Farroupilha, com o clima influenciado pela formação de um ciclone.

Conforme relatório da Defesa Civil do Estado, Flores da Cunha informou danos em 43 residências, no telhado da Igreja da Comunidade, uma Unidade Básica de Saúde, escola e comércios da localidade de Alfredo Chaves, interior do município. Na cidade, a prefeitura orienta quem precisar de lona a retirar na sede da Guarda Civil Municipal (Rua Anúncio Curra, 2784 - União).

Já em Farroupilha, houve danos no telhado de uma residência, deixando uma família desalojada, e falta de energia em pontos de três bairros em função de queda de árvores. Bombeiros e Defesa Civil do município se deslocaram ao local para distribuição de lonas e corte de árvores.

 

Confira os danos informados pelo relatório da Defesa Civil do Estado, divulgado na noite desta segunda-feira.

 

1. Antônio Prado: informou danos em telhados de quatro residências e queda de árvores. Bombeiros voluntários deslocaram ao local para entrega de lonas e corte de árvores.

 

2. Estrela: informou que o telhado de um galpão atingiu a rede de energia de Linha São Jacó Bainha, no interior. Defesa Civil municipal e Coordenadoria Regional já acionaram concessionária de energia para atendimento técnico.

 

3. Farroupilha: informou danos em telhado de uma residência, deixando a família desalojada, e falta de energia em pontos de três bairros em função de queda de árvores. Bombeiros e Defesa Civil do município deslocaram ao local para distribuição de lonas e corte de árvores.

 

4. Flores da Cunha: informou danos em 43 residências, no telhado da Igreja da Comunidade, UBS, escola e comércios da localidade de Alfredo Chaves, interior do município. Equipes acompanham a situação e levantamento segue sendo feito no local.

 

 

5. Gentil: informou danos em telhados de quatro residências e árvores caídas. Defesa Civil do município está distribuindo lonas e máquinas fazem remoção de materiais.

 

6. Lajeado: informou dano em telhado de um prédio no bairro Florestal. Equipes seguem realizando levantamento para identificar outros possíveis danos.

 

7. Nova Pádua: informou danos em telhados de três residências, queda de árvores e falta de energia elétrica. Bombeiros e Defesa Civil municipal deslocaram até o local para distribuição de lonas, limpeza urbana e corte de árvores. Quatro pessoas foram alojadas na casa de familiares.

 

8. Pinto Bandeira: informou danos em telhados em duas residências. Defesa Civil municipal deslocou ao local para entrega de lonas.

 

9. São Vendelino: informou queda de árvores, obstrução de algumas vias e falta de energia elétrica. Equipes trabalham para restabelecer a normalidade.

 

10. Teutônia: informou danos em telhados de três residências e queda de árvores. Uma pessoa foi alojada na casa de familiares.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!