A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para a continuidade da chuva no Rio Grande do Sul, com a possibilidade de precipitação por vezes forte a intensa no decorrer desta terça-feira. O maior risco de volumes expressivos se concentra na Metade Leste gaúcha, onde um ciclone em intensificação deve alcançar o estado.
Previsão: Chuva Intensa e Ciclone em Ação
De acordo com a MetSul, a chuva prossegue ao longo do dia, mas a segunda metade da terça-feira reserva o maior potencial para precipitação muito forte. As áreas de maior atenção estão situadas entre a Grande Porto Alegre e o Litoral Norte, assim como em setores do Sul do estado, especialmente nas proximidades da Lagoa dos Patos.
A intensificação do ciclone ao alcançar o Leste do estado é o fator determinante para o aumento do risco de chuva volumosa nestas regiões.
Alagamentos e Inundações Localizadas: O Risco Imediato
Com a previsão de chuva volumosa, a preocupação com inundações tem sido um tema recorrente nas redes sociais. A MetSul esclarece o cenário de risco:
"O risco é que esta chuva volumosa traga alagamentos, inundações localizadas e a subida de pequenos cursos d´água (rios menores, córregos e arroios), além de deslizamentos e queda de barreiras em encostas de zonas de relevo."
É importante notar a distinção feita pela MetSul sobre eventos de maior magnitude. Enchentes de maior porte e cheias de grandes rios, que causam impactos mais generalizados, demandam chuva volumosa em uma área muito mais extensa.
Variabilidade nos Volumes de Chuva
Apesar dos volumes de chuva serem considerados altos, a MetSul destaca que a precipitação tem ocorrido por convecção, o que gera uma enorme variabilidade de acumulados entre diferentes pontos de medição.
Em alguns municípios, os pontos de medição têm marcado acumulados que variam de 50 mm a 150 mm. Esta grande variação de volume de um ponto para outro é um traço característico da chuva nesta época do ano.
Fonte: MetSul Meteorologia