MENU
Primeira reunião do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência marca novo passo na inclusão em Dom Pedro de Alcântara
Por Redação Tupancy
Publicado em 15/12/2025 08:39
Litoral Norte
Foto: Divulgação / ASCOM PMDPA
Na sexta-feira(12), um momento importante para Dom Pedro de Alcântara: a primeira reunião oficial do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (CMPD), realizada na sede do CRAS. A organização do encontro ficou a cargo da Secretaria Municipal de Assistência Social, à qual o conselho é vinculado, em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, reforçando o compromisso integrado da gestão municipal com a inclusão.
Participaram da reunião a secretária de Saúde e Bem-Estar, Giovana Hahn Paulo, e a secretária de Assistência Social, Márcia Denise da Luz, juntamente com os demais conselheiros titulares e suplentes nomeados por meio da Portaria nº 153/2025. O CMPD tem composição diversa, reunindo representantes do poder público, entidades sociais, associações de moradores, grupos da terceira idade e organizações representativas das pessoas com deficiência — incluindo vários membros que são PCDs, fortalecendo a representatividade e a voz ativa desse público no processo de construção das políticas municipais.
Na reunião, foram apresentados o presidente, vice-presidente e a secretária do conselho, Guiomar, Rogério e Dilcéia, além do alinhamento dos primeiros encaminhamentos e definição das prioridades de atuação. O grupo destacou a relevância de fortalecer políticas públicas que ampliem o acesso, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com deficiência no município.
Com caráter consultivo, fiscalizador e propositivo, o CMPD atuará conforme previsto na Lei Municipal nº 1.173/2011, contribuindo para que Dom Pedro de Alcântara avance na construção de uma cidade mais humana, acessível e comprometida com os direitos de todos.
“É muito positivo ver um conselho tão diverso e comprometido. A presença de representantes de vários setores e de pessoas com deficiência fortalece nosso trabalho e garante decisões mais justas e inclusivas.”, comentou o presidente, Guiomar Webber Cardoso.
 
 
Fonte: ASCOM PMDPA
Comentários
Comentário enviado com sucesso!