MENU
Corsan realiza vistorias para identificar ligações irregulares de esgoto no Litoral Norte
Ação ocorre em Capão da Canoa, Xangri-Lá, Tramandaí e Imbé e utiliza o método do fumacê para prevenir danos ao sistema de esgotamento sanitário e ao meio ambiente
Por Redação Tupancy
Publicado em 13/01/2026 17:32
Litoral Norte
Fumacê aponta aos técnicos da Corsan os locais onde existem conexões irregulares de drenagem de água das chuvas à rede de esgoto doméstico Foto : Luciane Nunes / Corsan / Rádio Tupancy

A partir desta terça-feira(13), equipes da Corsan iniciam uma série de vistorias em bairros de Capão da Canoa para identificar possíveis ligações irregulares da drenagem da água da chuva à rede de esgoto cloacal. A ação ocorrerá nos bairros Girassol, Zona Nova (nas proximidades do Condado de Capão), Navegantes e São Jorge.

As inspeções também serão realizadas em outros municípios do Litoral Norte. Em Xangri-Lá, os trabalhos abrangem a área central e a praia de Atlântida. Já em Tramandaí, as equipes atuarão no Centro, Zona Nova, Tiroleza e Barra. No município de Imbé, o serviço será concentrado no Centro.

Além das ligações irregulares, os técnicos irão verificar o descarte inadequado de resíduos e materiais impróprios nas tubulações de esgoto. O objetivo da iniciativa é prevenir danos ao sistema de esgotamento sanitário e evitar o extravasamento de dejetos, que pode causar transtornos à população e impactos ambientais.

Os trabalhos serão realizados de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial. Em caso de chuva, as vistorias serão suspensas.

Para identificar irregularidades, a Corsan utiliza um método conhecido como “fumacê”, que consiste na aplicação de fumaça não tóxica nas caixas de inspeção da rede de esgoto. A técnica permite localizar pontos onde a água da chuva está conectada indevidamente à rede de esgoto doméstico. Quando constatada alguma irregularidade, o proprietário do imóvel é orientado a realizar as adequações necessárias.

Segundo a Companhia, as redes de esgoto devem receber exclusivamente os dejetos domésticos. A ligação da água da chuva ao sistema provoca sobrecarga, podendo causar mau cheiro, retorno de esgoto para os imóveis, rompimento das tubulações e danos ao meio ambiente. Práticas como o descarte de lixo e o despejo de óleo nas redes também agravam os problemas.

 

A Corsan reforça ainda a importância do uso correto do sistema de esgoto doméstico, orientando a população a não descartar resíduos sólidos ou óleo nas tubulações, realizar a limpeza periódica das caixas de gordura, manter as caixas de inspeção tampadas e nunca conectar a rede pluvial à rede de esgoto. O lançamento de esgoto doméstico na rede de drenagem pluvial resulta na poluição direta de rios, lagos e do mar.

 

Fonte: Corsan 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!