O sentimento de civismo e patriotismo se fez presente em Arroio do Sal nesta tarde de terça-feira (19), quando a 88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria chegou ao município. O ato solene marcou a abertura oficial das celebrações cívicas da Semana da Pátria 2025 e, neste ano, a centelha foi conduzida por atletas representantes da cidade. O percurso de condução da chama iniciou no pórtico de Arroio do Sal, seguindo pela Av. Assis Brasil – a principal via da cidade – e terminando na Praça da Emancipação.
A cerimônia de recebimento do Fogo da Pátria, promovida pela Liga da Defesa Nacional de Arroio do Sal com o apoio da Prefeitura Municipal e a da Secretaria de Educação, contou com a participação de autoridades da cidade, alunos e membros de escolas municipais, além de lideranças da segurança pública, como Brigada Militar e Bombeiros Comunitários.
A comitiva de condução da chama foi composta integralmente por jovens atletas praticantes de diferentes modalidades esportivas, como atletismo, jiu-jitsu, futebol, skate e grau de bicicleta. Entre os representantes estavam: Rafinha, Kaled, Kailon, Samuel, Ben Jamin, Zartur, João Gabriel, José Eduardo, Mariah e integrantes das equipes de futebol e pingue-Pongue do Promec (Projeto Mutiesportivo e Cultural).
Fogo da Pátria: civismo e tradição
Em 2025, a Semana da Pátria terá como tema nacional “Dom Pedro II” e como tema regional “Grêmio Náutico União”. A administração municipal escolheu a temática “O trabalho que constrói nossa terra, nossa gente” para ilustrar as reflexões cívicas entre entidades e a comunidade escolar neste período. Durante a cerimônia, o prefeito Luciano Pinto realizou o ato de acendimento simbólico da pira, perpetuando o espírito cívico. Em sua fala oficial, reforçou a importância de solenidades como estas para a formação de jovens e o fortalecimento da comunidade.
“No momento em que o fogo simbólico chega à nossa cidade, ele está representando uma herança de anos, um passado que nos trouxe a motivação pelo amor à pátria. Por isso, não podemos esquecer daqueles que lutaram pela liberdade de todos. Fico muito feliz com esse momento e espero que possamos celebrar a Semana da Pátria com muito amor e alegria por nosso país”, afirmou o prefeito.
O presidente da Liga da Defesa Nacional, do núcleo de Arroio do Sal, Adriano Staruck, ressaltou a importância da chegada da centelha e falou sobre as temáticas deste ano. “A chama transcende o tempo, refletindo o compromisso com a liberdade, cidadania e amor à nossa terra. O tema nacional deste ano é uma homenagem a Pedro II, personalizada que realizou muitos avanços na ciência e cultura do país. Reverencio também Olavo Bilac, que defendeu a nação com honra e obediência. Que esta cerimônia seja mais que um ato, seja um chamado à ação, à responsabilidade e ao orgulho de sermos brasileiros”.
Participação da comunidade
Também presente no desfile, o presidente da Associação de Veteranos da 1ª Companhia de Guardas, Mario Roberto Righi, realizou seu discurso parabenizando Arroio do Sal pela integração de jovens atletas, alunos e professores na cerimônia. “É muito importante e gratificante quando chegamos em um município e aqui estão crianças, professores e a comunidade, todos reunidos. Isso abrilhanta a nossa solenidade. Recebam com ardor patriótico esta chama sagrada”, afirmou.
Após as falas, a secretária de Administração, Juliane Killing Cardoso, recebeu o certificado de participação de Arroio do Sal na 88ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, em nome do município. A cerimônia cívica do Fogo da Pátria é realizada no Brasil desde 1937, idealizada pela Liga da Defesa Nacional. O ato consiste em levar a centelha do Fogo Simbólico, inspirada na chama olímpica, a diferentes municípios, simbolizando a união, o civismo e a preservação da memória histórica do país. Desde então, a tradição se mantém perpetuada como um dos marcos de abertura da Semana da Pátria em todo o Brasil.